Preço no Instagram

Preço no Instagram, colocar ou não? Entenda toda a polêmica por trás de colocar o valor dos produtos nos posts das redes sociais.

Preço no Instagram

No Instagram, até as pequenas confeitarias ganham mais visibilidade e a oportunidade de formar um público fiel.

Nesse período de isolamento social, tornou-se ainda mais importante ter presença online. Sendo que por lá, conseguimos sim fazer muitas vendas!

Aí surge a dúvida: devo colocar preço nos post ou apenas revelar por direct ou mensagem no Whatsapp? 

Vamos entender essa polêmica, quais são os prós e contras!

Por que ocultar o preço no Instagram?

Medo da concorrência

O medo da concorrência ficar analisando seus produtos, fazer preços mais baixos e roubar seus clientes é enorme. Até porque faz sentido ter esse medo. Porque como você procura ver como a concorrente está trabalhando, ela faz o mesmo. E isso não é negativo, faz parte do mercado.

Fique tranquila! Lembre-se daquela frase: foco, força e fé.

Pois então, apenas analise o que for útil, como tendências, diferentes anúncios, como as clientes reagem. Enfim, se preocupe mais com o que é teu! Quem faz bem feito tem confiança no que vende. 

Além disso, mesmo que você não deixe o preço ali no post, o que impede da concorrência mandar mensagem com outra conta para descobrir? Pense nisso.

Para ter mais engajamento

Assim como o medo, outro argumento de quem é contra mostrar os preços é incentivar comentários para ter mais engajamento. Até que tem um fundo de verdade, já que o Instagram recomenda as postagens mais populares, entendendo que sua página é interessante e relevante ao público.

Contudo, dois problemas surgem. O primeiro é as pessoas ficarem pedindo preço nos comentários e ficarem sem resposta. O segundo problema é quando até são respondidas com mensagem de “manda inbox” ou “manda direct”.

Sendo que nem todos irão atrás para saber. Já desiste ali porque a impressão que dá é do seu produto ser muito diferente, bem mais caro. Além disso, ninguém quer perder tempo procurando informações básicas.

Para ter mais vendas

Mesmo assim, as pessoas realmente interessadas irão sim mandar mensagens para você querendo saber o preço. A maior vantagem é conversar diretamente. Dessa forma, podemos explicar sobre os detalhes do produto e seduzir esse possível cliente.

Então recomendo ocultar o preço quando você tem confiança na persuasão, quando é um bom vendedor. Porém, não recomendo pedir que mandem mensagens se você não tiver disponibilidade de responder. Ainda mais se trabalhar sozinha.

Pois, quanto mais tempo demorar para responder algo tão simples como o preço, pior fica. Também não pode de jeito algum atrapalhar sua produção. 

Por que mostrar o preço no Instagram?

A confiança é o principal aspecto a favor de deixar claro seus preços. Quem faz mistério perde boas oportunidades de mostrar autoridade e pegar o cliente no impulso.

Produtos como roupas, acessórios, cosméticos e alimentos são itens de pouco investimento que trazem uma satisfação rápida. Na maioria das vezes, as pessoas sentem vontade e querem comprar na hora, ainda mais sobre doces.

Pois então, pedir que mande mensagens é colocar etapas a mais, nesse tempo aquele cliente pode pensar melhor e desistir da compra.  Quantas vendas você já perdeu nisso?

Sendo assim, não force engajamento nas postagens, faça diferente! Coloque em seu Instagram conteúdos relevantes que incentivem comentários. Além disso, mostre como os produtos que faz têm um valor imensurável, como o cuidado que você tem ao preparar, embalar e entregar. 

Quanto mais valor colocar, menos irão duvidar sobre a qualidade ou dizer que está caro. Faça o cliente sentir que é especial, ganhando algo que vale mais do que o dinheiro gasto.

Ouça o seu público!

As pessoas seguem nossa marca no Instagram pela relevância, pelo conteúdo bacana que postamos. Aliás, o objetivo de quem entra no aplicativo não é comprar. Por isso, perfis que apenas fazem anúncios não fazem sucesso. 

Seja contra ou a favor de colocar os preços, vale a pena testar as duas formas porque cada negócio funciona de um jeito e cada público responde de outro. Às vezes o que funciona na minha cidade não funciona aí!

Em resumo, se a sua audiência aceitar mandar mensagem no privado: maravilha! Não mude se está dando certo. Mas se perceber que as vendas estão meio mornas, tente colocar os preços. 

Os preços podem aparecer na legenda, na foto mesmo ou como comentário fixo. Uma boa ideia é colocar a observação de que “os valores podem variar” por questão de prazo, quantidade, promoções ou até época do ano. 

As pessoas gostam de ter certa autonomia. Tente facilitar ao máximo a vida dos clientes.

Quando não colocar o preço?

Se o produto precisa de um investimento maior que varia bastante por ser personalizado.

Nesses casos, prefira a conversa direta sobre valor. Assim, você também entende como o cliente deseja aquele produto e como precificar de acordo com esses pedidos. Outro ponto positivo é ser mais fácil convencer o cliente, acertar os termos, os prazos e outros detalhes.

Bolos de aniversário, casamento, festas em geral entram nesse tipo de negócio. Não tem problema deixar de divulgar os preços porque não estamos trabalhando com a impulsividade. O cliente já estava pensando na encomenda, tem mais certeza que quer o produto, a dúvida está de quem comprar. A sua missão é seduzir, provar que é a escolha certa.

Preço no Post ou por Direct? | Instagram e Confeitaria

Veja o que for melhor para você, cada caso é um caso. Mas sempre coloque os desejos dos clientes em primeiro lugar porque o nosso objetivo é deixar a vida dos das pessoas mais doce!

Dê uma olhada no post que fiz sobre os maiores erros que as confeiteiras cometem no Instagram!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais