BUTTERMILK | Bolos mais gostosos e fofinhos | Aprenda a fazer

Já viu uma receita que pedia buttermilk? Saiba o que é esse famoso buttermilk, como fazer em casa e usar nas suas massas!

Buttermilk ou leitelho

O buttermilk é um tipo de leite fermentado muito usado nos Estados Unidos em receitas de massas doces e salgadas. Aqui no Brasil, há quem chame o buttermilk como leitelho, mas há diferenças.

Quando batemos bastante creme de leite fresco, uma parte vira manteiga e outra é um soro branquinho. Algumas pessoas usam esse soro como buttermilk, mas não dá o mesmo resultado que o buttermilk caseiro porque é bem menos ácido.

No processo de fabricação da manteiga, o leite de origem animal é batido. A gordura se separa da parte líquida, formando a manteiga. Enquanto esse soro residual é o chamado leitelho ou buttermilk tradicional.

O buttermilk não é o leitelho!

O buttermilk comercializado que usamos nas receitas não é mais feito daquela forma tradicional. Hoje, o buttermilk é cultivado industrialmente, ou seja, recebe uma série de micro-organismos que fermentam o leite até chegar à consistência e acidez correta.

Funções do buttermilk

O buttermilk faz a massa ficar bem leve, macia e úmida. Além de trazer um sabor azedinho todo especial, perfeito com recheios doces e frutas. As massas de bolos, cupcakes, muffins e panquecas ficam extremamente fofinhas com o buttermilk.

O principal benefício do buttermilk é trazer essa acidez. Quem leu o post sobre fermentação sabe que um líquido ácido somado ao bicarbonato de sódio forma um fermento incrível. 

Receita de buttermilk caseiro

Como o buttermilk ainda é difícil de achar nos mercados, podemos talhar o leite de vaca de formas que se assemelham muito ao buttermilk americano. Acidez é o ponto chave.

Portanto, algumas das melhores substituições é acrescentar suco de limão, vinagre branco suave ou cremor tártaro ao leite. Algumas pessoas preferem adicionar iogurte natural, porém nas massas o iogurte apresenta poucas diferenças do leite comum.

  • 1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão a cada 1 xícara de leite (240 ml);
  • 1 colher de chá de cremor tártaro a cada 1 xícara de leite (240 ml);
  • 100 ml de iogurte natural a cada 200 ml de leite.

Faça uma dessas combinações e deixe a mistura descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos. O leite irá talhar. Peneire deixando apenas o líquido, esse é o buttermilk brasileiro.

Tipo de leite para buttermilk

Qual leite posso usar para fazer o buttermilk? Essa é uma das dúvidas mais comuns. Leite integral, semidesnatado ou desnatado podem ser usados tranquilamente. 

Até o leite sem lactose funciona bem com as misturas caseiras de buttermilk, já que nesses casos estamos coalhando, não fermentando o leite com bactérias que se alimentam dessa lactose.

Kefir de leite substitui o buttermilk

Sim, nós podemos usar kefir de leite no lugar do buttermilk, basta substituir na mesma medida. Algumas confeiteiras têm tido resultados incríveis com o kefir, muito parecido com o buttermilk em maciez e leveza na massa.

O kefir de leite é outro tipo de leite fermentado por culturas de leveduras e bactérias, sendo uma bebida probiótica benéfica ao bom funcionamento intestinal por ajudar a restaurar a flora intestinal.

Existe o kefir pronto em mercados, mas por tradição há uma corrente do bem de alimentação saudável que defende a doação dos “grãos de kefir” que seriam as culturas de micro-organismos.

BUTTERMILK | Bolos mais gostosos e fofinhos | Aprenda a fazer

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais