Quinas Perfeitas sem segredos | Pasta Americana

Aprenda duas técnicas para cobrir seus bolos com pasta americana, fazendo um acabamento liso poderoso e quinas perfeitas.

Cobrir Bolo com Pasta

Antes de começar a cobrir de fato precisamos seguir algumas etapas preparatórias. Assim que tirar a pasta americana do pacote, sove um pouco para voltar à maciez normal. Em seguida, polvilhe um pouco de amido de milho ou açúcar impalpável na bancada. 

Há dois jeitos de cobrir o bolo com a pasta, um é o mais tradicional que faz quinas arredondadas e outro que cobre em partes, fazendo quinas mais retas. 

Para quem é iniciante, recomendo aprender primeiro a forma mais tradicional. Assim, com bastante prática você vai entendendo como a pasta se comporta, como ajustar melhor sobre o bolo. Só depois tente o segundo método. 

Quinas Perfeitas

Quinas Arredondadas

1 – Abra a pasta americana com um rolo de cozinha numa espessura de 3 a 5 mm. O tamanho deve ser suficiente para cobrir o topo do bolo junto com a lateral. 

Como exemplo, em um bolo com 20 cm de diâmetro por 10cm de altura, precisamos que a pasta tenha pelo menos 50 cm de comprimento e altura. Melhor sobrar do que faltar, ok?

2 – Posicione o rolo em uma das extremidades, enrole a pasta nesse rolo de cozinha e depois abra por cima do bolo;

3 – Passe a mão no topo do bolo, alisando primeiro a parte de cima tomando cuidado com qualquer marquinha ou bolha que ficar;

4 – Segure a borda da pasta com uma mão e com a outra vá alisando a pasta na lateral; 

5 – Feito isso, use os alisadores próprios para dar o acabamento, nas laterais faça movimentos de cima para baixo com a parte reta.

6 – Corte o excesso com um estilete ou uma faca. A mão deve estar reta enquanto corta, se cortar com o estilete inclinado é bem provável que o corte saia torto;

7 – Defina as quinas com dois alisadores, um estará posicionado na lateral fazendo movimentos de baixo para cima e outro no topo de dentro para fora do bolo, se encontrando com o alisador da lateral.

Atenção! Os alisadores são ferramentas indispensáveis. Observe que a ponta é arredondada e a base é reta, note também que um dos lados tem bordas redondas, enquanto o outro lado é reto. Isso nos permite fazer qualquer tipo de acabamento.

Quinas Retas

1 – Abra a pasta americana com um rolo de cozinha numa espessura de 3 a 5 mm. Nesse método, cortamos um disco de pasta do tamanho exato para cobrir apenas o topo do bolo; 

2 – Junte o restante da pasta e abra novamente. Agora queremos uma tira que cubra toda a lateral. Se facilitar use uma fita métrica para saber o tamanho;

3 – Posicione essa tira na lateral, usando as mãos para pressionar e colar no bolo. Nas emendas, passe um pouco de água e alise. A água atua como se fosse cola, ajudando a  unir as partes;

4 – Use os alisadores próprios nas laterais com movimentos de vai e vem pela lateral, juntando e de baixo para cima, indo da base em direção ao topo;

6 – Corte o excesso com um estilete ou uma faca bem rente;

7 – Defina as quinas com dois alisadores, um na lateral e outro em cima, ou ainda, use um alisador de pasta para quinas retas.

Quinas Perfeitas sem segredos | Pasta Americana

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais