Pirulitos de cristal | passo a passo | ISOMALTE

Como não achar esses pirulitos lindos? Dá até dó de comer! Acompanhe o passo a passo dos pirulitos de isomalte.

Se você quer saber mais sobre esse produto ou já tentou fazer algumas decorações e quer dicas incríveis, veja o post exclusivo sobre isomalte.

Os pirulitos de cristal ou pirulitos de isomalte viraram febre nas decorações de festa. O isomalte dá um acabamento único, transparente e brilhante, que destaca ainda mais os confeitos que colocamos ou as figuras de papel de arroz.

Além de pirulitos, podemos fazer esculturas, bolas, jóias e qualquer objeto que se assemelhe ao vidro. A maior vantagem nem é ser comestível, mas sim ser estável e super resistente.

Passo a passo: 

A receita leva apenas dois ingredientes, isomalte e água. A quantidade de água e temperatura irão variar conforme a qualidade do isomalte, veja mais detalhes aqui. A receita abaixo segue um padrão que você pode ir modificando até ficar perfeito.

  1. Coloque 200g de isomalte com 40ml de água numa panela em fogo alto;
  2. Mexa até o isomalte se dissolver por completo de 170ºC;
  3. Aplique corante, mexa bem e aqueça novamente por uns 10 a 20 segundos;
  4. Deixe esfriar até todas as bolhas na superfície sumirem;
  5. Deseje o isomalte no tapete ou molde de silicone, colocando o palito;
  6. Espere esfriar completamente para retirar e embalar.

Colorindo

Para deixar o isomalte todo de uma cor, não use corante em gel ou lipossolúvel, pois não se misturam bem com o isomalte. Prefira os corantes à base de água ou álcool, líquido ou em pó. 

Há algumas técnicas de coloração que vou passar agora.

Corante no isomalte derretido: se usar corante líquido, o resultado será um cristal colorido e transparente igual vidro. Já com corantes em pó, metalizado ou perolado, irão deixar o seu isomalte com uma cor sólida, não transparente.

Toques de cor: com o isomalte ainda quente, pingue algumas gotas de corante, movimente o isomalte ou use um palito para espalhar. Ou molhe o pincel no corante e respingue sobre o isomalte.

Corante no isomalte seco: pinte com o corante em gel ou corante em pó com um pouco de álcool, deixando apenas a superfície colorida. Com o aerógrafo, pode deixar o efeito ainda mais delicado.

Efeito mármore: divida o isomalte derretido em potes separados e adicione as cores que desejar. Despeje alternando as cores, misture com um palito e pronto.

Figuras e confeitos

Outras formas de decorar o pirulito de cristal são colocar no fundo do molde imagens impressas em papel de arroz ou flores e folhas comestíveis. Colocamos o isomalte transparente por cima e assim que secar, o efeito será incrível.

Também podemos acrescentar confeito antes ou depois de despejar o isomalte. Aqui não tem regra, faça como quiser e use qualquer tipo de confeito granulados, bolinhas, estrelinhas e glitters.

Pirulitos de cristal | passo a passo | ISOMALTE

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais