O que é isomalte? | Dicas Valiosas para decorações incríveis!

Já conhece o isomalte? Jóias, cristais, esferas, flores e formas vítreas, tudo pode ser feito com isomalte.

isomalte eloisa cola

Jóias, cristais, esferas, flores e formas vítreas, tudo pode ser feito com isomalte. Há uns anos a indústria dos alimentos revolucionou o cake design com esse produto que promete ser mais versátil e saudável que o açúcar comum. 

Muito usado em decorações, o isomalte conquistou um lugar especial no coração dos confeiteiros por tornar possível esculturas das mais variadas formas de aparência transparentes ou leitosas. 

Quer usar o isomalte na sua cozinha? Então leia o post abaixo!

O que é isomalte? 

É um açúcar produzido quimicamente a partir do açúcar da beterraba, descoberto ainda na década de 60. A estrutura é complexa, fazendo o isomalte ser mais estável e versátil que o açúcar extraído da cana. 

A fabricação de isomalte começa com a sacarose da beterraba, mas dizer que o isomalte é natural pode ser um exagero já que são diversos processos químicos até atingir o resultado final. Usa como base a mistura de dois álcoois dissacarídeos (glicomanitol e glicossorbitol).

Tanto em aparência quanto em comportamento, o isomalte se assemelha muito ao açúcar comum, sendo a princípio branco e cristalino quando derretido. Ao contrário do caramelo, o isomalte tem aspecto completamente transparente e incolor, também é mais resistente às altas temperaturas e à cristalização.

O isomalte é uma alternativa mais saudável?

Por muitos, é conhecido como substituto do açúcar, falso açúcar ou caramelo sem açúcar. Alguns dizem que o consumo regular de isomalte traz diversos benefícios em comparação com o consumo de açúcar. De fato o isomalte é um composto usado por alguns adoçantes, pois é menos calórico e doce.

Quando pesquisamos, encontramos por aí que o isomalte é benéfico ao intestino, não produz cárie e pode ser consumido à vontade por pessoas diabéticas. Mas vamos com calma.

Sempre que falamos de saúde, o ideal é procurar a orientação de profissionais.

Como usar o isomalte 

Não é tão trabalho aqui no Brasil, talvez seja difícil encontrar nos mercados mesmo os especializados em confeitaria, mas podemos comprar pela internet. O fato de não ser algo tão comum é um ponto positivo! Você pode ser uma referência aí na sua cidade. Para começar é fácil:

Coloque 100 gramas de isomalte em uma panela com 20 ml de água, no fogo alto, mexendo até derreter por completo. Feito isso, podemos colorir com corantes.

Despeje em um molde ou tapete de silicone, com confeitos, papel de arroz ou glitter, por exemplo. Espere esfriar, embale e pronto!

Cuidado! O isomalte derretido é muito quente, proteja suas mãos com luvas.

Dicas Valiosas

Quando usamos ele, há dois aspectos que podem variar: a quantidade de água e a temperatura. Para o resultado perfeito, precisamos ter em mãos um termômetro.

Quantidade de água: a proporção padrão é de 15 a 20 ml, mais ou menos uma colher de sopa de água, para cada 100 gramas de isomalte. Porém, isso pode variar.  Ele é um produto higroscópico, ou seja, que absorve pouca água. 

As esculturas de isomalte resistem muito bem ao calor, mas não gostam de umidade. Com o passar das horas e quanto mais úmido o ambiente, ele vai absorvendo essa umidade, ficando fosco e meio derretido.

Isso é uma questão de horas, mas como trabalhamos muito com festa, nossos bolos e doces podem chegar até mais de 8h expostos. Quando colocamos água para derreter o isomalte estamos fazendo com que ele absorva um pouco dessa água, mantendo-se estável e dando menos espaço para a umidade do ar atrapalhar nossa decoração.

O que é isomalte? | Dicas Valiosas

Encontre mais técnicas e receitas  aqui no blog!