DEGRADÊ PERFEITO | Elegância pura

Bolos inesquecíveis. Seja reconhecida como a confeiteira mais caprichosa da sua cidade com essa decoração super simples. Técnica bolo Degradê!

O degradê é uma palavra de origem francesa para definir uma variação gradativa de cor com tons escuros que vão clareando ou cores que se misturam suavemente.

Esse efeito é sempre muito chamativo e agradável aos olhos, pois trás uma continuidade de tons, delicadeza e elegância a qualquer bolo.

Quer aprender mais essa decoração maravilhosa? Assista o vídeo e leia as dicas no post.

Como fazer degradê no bolo

Com o bolo pronto, faça uma camada espatulada de cobertura branca. Essa base branca irá realçar as cores e dar uma segurança maior para trabalhar. 

Um bom degradê usa no mínimo 3 cores ou tons da mesma cor. 

Quando queremos uma cor só que ficará mais clara, normalmente começamos pelo tom escuro e vamos clareando adicionando corante branco ou mais cobertura branca. 

Com cores diferentes, usamos 2 cores principais e 1 cor intermediária. Por exemplo, com vermelho indo para o amarelo, use laranja entre essas duas cores. Ou roxo com rosa, use lilás.

Em seguida, para esse efeito incrível degradê, temos dois métodos super simples: 

Com coberturas coloridas

  1. Faça uma receita de cobertura leve, pode ser de chantilly, chantininho ou buttercream, por exemplo. A quantidade deve ser suficiente para cobrir todo o bolo em uma camada generosa.
  2. Então, separe  ⅓ da cobertura para a primeira cor. Prefira colorir com corantes em gel ou em pó. 

Dica! Se for fazer tons escuros e claros da mesma cor, comece fazendo o tom mais escuro. Assim, apenas adicionando mais cobertura branca nessa primeira cor, formando os tons mais claros.

  1. Comece pela base do bolo. Se usar 3 cores, cubra ⅓ do bolo com essa primeira cor com a ajuda do bico de confeiteiro. 
  2. Em seguida, use a próxima cor no meio do bolo um tom mais claro que a primeira ou uma cor intermediária entre a primeira e a última, quando usado cores diferentes. 
  3. Cubra o restante da lateral e o topo do bolo com a terceira cor ou o terceiro tom.
  4. Por fim, use uma espátula reta para alisar essa cobertura. O próprio movimento de girar a bailarina com o bolo irá misturar aos poucos as cores

Com corantes na bombinha

Separe os corantes em pó nas cores desejadas. Veja como usar a bombinha de confeiteiro.

Com degradê de tons, escolha o corante que será seu tom mais intenso e escuro, os outros mais claros você conseguirá misturando corante branco nesse primeiro.

A primeira camada de base branca, pode ser substituída por uma colorida, desde que seja a cor base do seu bolo, geralmente o tom mais claro. Isso facilita e economiza tempo.  Caso queira apenas uma base ou topo mais escuro, talvez com glitter.

  1. Coloque o corante na bombinha e borrife em movimentos curtos e rápidos até mais ou menos onde você quer aquela cor. 

Dica! A bombinha fica não fica tão próxima do bolo. Mantenha uma linha imaginária para seguir. Borrife sempre em movimento de vai e vem. 

  1. Se quiser mais cores ou tons, mude a cor na bombinha e faça os mesmos movimentos sem ficar muito em cima da primeira camada. Assim, o degradê fica mais suave. 

O degradê se forma com as cores se encontrando.

Veja o vídeo! Fica muito mais fácil quando a gente vê fazendo, não é? Aproveite e siga o canal no Youtube e ative o sininho para receber notificação dos próximos vídeos!

E se gostou dessa decoração, você não pode perder o curso de Especialização em decoração. Nele eu ensino todos os passos para criar bolos maravilhosos.

DEGRADÊ PERFEITO | Elegância pura

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais