Espátula de Textura | Bolos incríveis

A decoração que faltava no seu bolo! Seduza qualquer cliente com apenas três passos: cobrir, alisar e texturizar utilizando a espátula de textura!

espátula de textura bolo

As espátulas são utensílios indispensáveis para o confeiteiro profissional, pois dão acabamento perfeito com muito estilo.

Com as espátulas de textura é possível inovar no design de forma simples, deixando uma aparência irresistível. Aprenda aqui o passo a passo de como usar essas espátulas.

Tipo de espátula de textura

Espátulas de textura, de confeiteiro, decorativas ou até, pente de decoração.No mercado temos vários nomes para esses utensílios, assim como, existem milhares de modelos que fazem texturas riscadas, serrilhadas, onduladas ou mais quadradas. 

Há o tamanho convencional que irá fazer um padrão único em todo o bolo e as mini espátulas que podem fazer uma textura em parte do bolo ou texturas sobrepostas. Geralmente, em cada espátula maior há dois tipos de textura.

Sobre o material, as mais comuns são as de acrílico ou aço inox. Fora as caseiras que alguns confeiteiros iniciantes fazem com tampas recicladas. O importante aqui é o acabamento. 

As espátulas precisam ter o recorte certinho, senão o bolo não ficará com o padrão perfeito. Também precisam ser de um material rígido que não dobre enquanto estiver usando. As de aço inox são as mais indicadas por tudo isso e por serem fáceis de limpar.

Como usar a espátula de textura

A bailarina é indispensável. O prato deve girar de forma suave e contínua, sem problemas ou isso afetará o resultado da decoração.

1

Com o bolo pronto, distribua a cobertura em uma camada generosa, o saco de confeiteiro ajuda a deixar por igual. Para as texturas é essencial ter essa camada mais grossa e o tipo de cobertura deve ser mais consistente e texturizada, parecido com um merengue.

2

Alise a cobertura com a espátula lisa sem textura, tirando o excesso. Se precisar, coloque mais cobertura nas falhas e continue alisando. Nessa etapa, não precisa ficar um acabamento liso perfeito, apenas distribuído por igual.

3

Depois de escolher a textura, encoste a espátula no bolo. Mantenha a mão firme na posição e gire o prato com a outra mão, esse é o movimento. Gire algumas vezes para definir bem a textura. Retire o excesso e pronto!

O ângulo correto não é muito aberto, nem muito fechado. A espátula deve ficar um pouco inclinada em 45°. Você precisa conseguir ver a espátula raspando a cobertura. 

Agora sua decoração já está incrível, mas ainda pode acrescentar cores, glitter, pérolas, flores e muito mais. No topo do bolo, desenhos com bico de confeitar e frutas não tem erro.

Vamos tentar? Confie no seu potencial! Acredito que com as dicas da Elô ficará mais fácil, mas pode entrar em contato pelas redes sociais ou ver nossos cursos.

Espátula de Textura | Bolos incríveis

Entre lá no Instagram e veja o que as alunas estão fazendo, como já conquistaram muita coisa boa. 

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais