Suíço, Francês ou Italiano | Qual Merengue você deve usar!

O merengue é base para muitas receitas deliciosas. Veja quais são os três tipos de merengue mais usados na confeitaria!

merengue eloisa cola

O merengue é basicamente açúcar e clara de ovo batidos até virar um creme firme, brilhante e leve. Há uma variedade enorme de texturas e aplicações, dependendo da proporção entre açúcar e clara de ovo, com outros ingredientes ácidos.

A origem do merengue é incerta, mas os estudos remetem à Europa do século XVI para XVII nas cortes de reis e rainhas que amavam terem receitas exclusivas e finas em suas festas. 

Veja quais são os tipos de merengue:

Tipos de Merengue

Merengue Francês

O merengue francês é muito delicado e volumoso porque é feito apenas com as claras batidas até virar um creme espumoso e o açúcar adicionado aos poucos.

Por ser mais instável fica melhor como cobertura simples de bolos ou mousses e em receitas que serão assadas no forno, como de suspiro.

O açúcar refinado em excesso pode deixar o merengue arenoso, uma dica é  substituir parte desse açúcar por açúcar de confeiteiro.

Merengue Italiano

O merengue italiano é feito com uma calda de açúcar de 115º a 120º ou em ponto de bala mole, junto com as claras batidas em pico mole. Essa mistura precisa ser batida em velocidade alta até baixar a temperatura e ter um ponto firme.

O merengue italiano é bem mais estável que o francês, sendo ótima cobertura para doces que ficarão muito tempo expostos. Também é ideal para marshmallow, mousses e buttercream estáveis.

Merengue Suiço

O merengue suíço é o mais denso e estável dos três. As claras de ovo e o açúcar vão juntos ao banho maria até dissolver todo o açúcar, mais ou menos em 60º. 

Depois, essa calda vai na batedeira em velocidade alta até virar um creme bem denso e firme. A sua estabilidade o torna perfeito para macarons e coberturas em ponto de espátula e ponto de bico.

Suíço, Francês ou Italiano | Tipos de Merengue

Pronta para arrasar na confeitaria? Veja mais artigos e vídeos nos nossos canais Eloisa Cola no Youtube e nas redes sociais! Aproveite para conhecer também os cursos da Escola de Confeitaria Eloisa Cola.

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais