Restos de bolo?

Mini bolo, bolo de pote, copo da felicidade, bolovo e bolo no palito são feitos com restos de bolo? Padarias e docerias que reutilizam massa de bolo?

Restos de Bolo

Você já ouviu alguém dizendo:

“Ai, nem me arrisco com esse doce, eles colocam resto de bolo e bolo que não vendeu nisso”

Eu já ouvi e aposto que muitas de vocês também. Quando a confeitaria é artesanal fica mais fácil de vender, mas muitos desconfiam de padarias e docerias. Não só sobre os doces serem frescos, mas também como são produzidos. 

Mas então, de onde veio essa história?

Portanto é comum ouvirmos que os docinhos com pedaço de bolo, tipo bolo no pote ou os cakepops são feitos com bolo que não vendeu.

Não é bem assim! Muito longe disso.

Quando vemos um confeiteiro dizendo “use sobra de bolo” , bons confeiteiros eu digo, na verdade essas “sobras” são aquelas massas que fazemos em excesso ou aquele topo do bolo ou lateral que ficou torto. 

Por exemplo, quem tem uma produção grandes de bolos recheados pode usar esse excesso de massa para fazer copos da felicidade! Ou seja, aproveita todos os ingredientes e ainda ganha mais um produto para vender.

Nunca reciclamos bolo, ou seja, bolo que não vendeu vai para o lixo!

A pior parte dessa história é que se tem gente com medo de comer por esse motivo, significa que por aí há quem venda os bolos reciclados. Aliás, se formos pesquisar mesmo encontramos cada história, principalmente sobre bolos de vitrine.

Aí eu te pergunto: vale a pena “economizar” enganando os clientes? Tenho certeza que não. Além disso fica o risco enorme de causar qualquer intoxicação alimentar! Imagine só o perigo!

Por isso que todos os produtos de confeitaria possuem prazo de validade que varia de acordo com o tipo de massa, o tipo de recheio, cobertura e acabamento. Para isso, usamos tabelas padrões que indicam exatamente o quanto nosso bolo ou doce irá durar depois de pronto. Nunca venda algo fora da validade!

Contudo, congelar as massas e os recheios separadamente antes da montagem é diferente. Isso sim é permitido, indicado a qualquer produção em larga escala e não oferece qualquer risco à saúde quando bem embalados.

Mas nem todo recheio pode ser congelado! Preparos à base de amido e ovos nunca devem ser mantidos muito tempo na geladeira. Assim como, frutas in natura quando colocamos no doce apenas duram de 1 a 2 dias, no máximo.

Quem aí não prefere mil vezes comer alimentos fresquinhos?

Pois é, o cliente sempre tem razão. Trabalhamos por causa deles, pela satisfação deles. Nunca querendo ser “mais esperto” ou “passando a perna”. Isso é o mais longe possível de uma postura profissional.

E outra, se fizermos bolos e docinhos bem feitos, não irá faltar pedidos. Muito pelo contrário, você será referência na sua cidade, haverá tanta gente querendo seus docinhos que compensará mais fazer massas inteiras só para a montagem deles do que pegar os excessos. Como no caso dos Copos da Felicidade Viciantes que já são fonte de renda de muita mulher por aí.

Quer ser uma confeiteira renomada? Então estude e pratique muito. A missão da nossa escola é profissionalizar com as técnicas da confeitaria de sucesso. Nosso maior objetivo aqui é apoiar a sua carreira, ensinando muito mais do que receitas prontas, queremos ver o seu negócio crescer!

Resto de Bolo? NEM PENSAR! | Confeitaria Profissional

Copos da Felicidade Viciantes e outros cursos para fazer e vender no mesmo dia estão aqui na Escola de Confeitaria.

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais