PROMOÇÃO! | Você sabe como promover a sua marca? | Ideias incríveis
Um dos recursos mais usados na publicidade que funcionam muito bem em qualquer tipo de negócio. Veja como aplicar as promoções na confeitaria!
Funções da Promoção
A promoção é qualquer estratégia usada para destacar um produto, seja porque é novidade, seja porque está parado no estoque. Geralmente, as promoções oferecem um desconto ou um brinde.
Desse modo, promover um produto pode ser um recurso para evitar prejuízo, ou pelo contrário, aumentar os lucros sobre algo que está em alta.
Afinal, quem não ama um descontinho?
Portanto, o objetivo final de qualquer promoção é intensificar as vendas, mas também, ganhar visibilidade.
Cuidado!
Para fazer uma promoção é preciso ter as contas bem certinhas, viu! Ou seja, nada de dar desconto maior que o seu lucro. No máximo perto do valor de fabricação, mas nunca abaixo.
Quando oferecemos algo “grátis” estamos pagando sem ter retorno financeiro direto. Sendo assim até podemos ter um retorno com aumento de vendas, mas se não acontecer ficamos no prejuízo.
Outro fator importante é o esforço. Pois o retorno deve ser bom o suficiente para valer a pena todo o esforço que irá colocar nessa promoção.
Nesse sentido, muitas confeiteiras erram porque não calculam até onde o desconto pode chegar! Além disso, muitas têm receio de conversar com outras confeiteiras, perdendo chances incríveis de fazer parcerias.
Veja abaixo as melhores ideias na área de Confeitaria!
Promoção na Confeitaria
Ideias para promoção
Compre e Ganhe
O formato “compre e ganhe” é um dos prediletos porque os consumidores adoram ganhar brindes. Portanto, você pode promover um produto com grande potencial, mas meio desconhecido ou com poucas vendas.
Assim, ter parceiros para montar esses combos é essencial!
Cupom de desconto
O cupom incentiva as vendas, junto com as interações. Por exemplo, você pode oferecer cupons para os clientes que comprarem determinado número de produtos e para os seus seguidores nas redes sociais.
Amostra grátis
A amostra grátis pode ser em forma de brinde ou como degustação. Normalmente o custo sai do nosso bolso, então use esse recurso de forma estratégica. Desse modo, ofereça amostra grátis apenas quando tiver certeza de retorno. A análise de público entra aí!
Sorteios
O sorteio movimenta milhares de pessoas nas redes sociais porque é uma delícia participar, ficar na expectativa de ganhar o prêmio. Às vezes é mais vantajoso fazer um sorteio do que uma amostra grátis, principalmente se você quer dar visibilidade à sua marca. Mas tenha o cuidado de oferecer um produto muito especial, como um bolo decorado!
Leilão
Já o leilão tem feito sucesso com os bolos caseiros mais simples. Também pode ser uma saída caso o cliente cancelou o pedido com o bolo já pronto. Se for pesquisar, em muitos leilões o preço final é até maior do que o preço que você costuma vender o bolo. Isso porque as pessoas acham prazeroso participar!
Especial
Além dessas opções temos as promoções sazonais, como em datas comemorativas que movimentam as vendas. As promoções privadas, como descontos de aniversariantes ou de casais, também são ótimas porque fidelizam os clientes.
Quer ver mais estratégias maravilhosas para aumentar as suas vendas? Veja nos outros posts. Também dê uma olhada nos nossos cursos, voltados especificamente para a confeitaria do zero ao profissional.
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