Ovo Pasteurizado

Você já conhece o ovo pasteurizado? Sabe qual é a diferença do ovo convencional para o ovo pasteurizado? Descubra as vantagens e desvantagens aqui!

Ovo Pasteurizado

O ovo é um dos ingredientes mais usados, independente da cultura. Afinal, por ser nutritivo e versátil, muda completamente tanto as receitas salgadas, quanto as doces. Além disso, os avanços na química e na gastronomia possibilitam produtos cada vez mais aprimorados.

Portanto o ovo pasteurizado não novidade. Pelo contrário, pois já é conhecida da indústria. Principalmente por questões nutricionais e sanitárias, ganha espaço nas prateleiras dos mercados, nas grandes e pequenas cozinhas.

O que é um ovo pasteurizado?

Pois então, a pasteurização é um processo químico que elimina microrganismos presentes no alimento. Assim como, previne futuras contaminações. 

Dessa forma, as gemas e as claras são aquecidas muito rapidamente. Depois que permanecem em alta temperatura por um tempo, ocorre um acelerado resfriamento dos ovos.

Aliás esse choque térmico é suficiente para eliminar qualquer bactéria que faz mal à saúde, como a salmonella. Isso sem cozinhar os ovos.

Vantagens do ovo pasteurizado

Consumo seguro

Portanto, a maior vantagem é diminuir o risco de contaminação do ovo.

Embora usar o ovo comum não tenha problema, se estiverem frescos e cozidos, in natura há bactérias que podem fazer mal. Por essa razão evitamos comê-los crus.

Sendo assim, com receitas que pedem ovos crus como nos merengues, os ovos pasteurizados são ótimos e podem ser um diferencial muito atraente ao cliente.

Além do mais, pessoas com restrição alimentar e preocupadas com os valores nutricionais podem preferir ter essa opção na receita.

Praticidade e prazo de validade

 Logo após a pasteurização, os ovos são embalados em caixas ou garrafas esterilizadas. Às vezes o ovo vai inteiro, em outras as gemas são separadas das claras. Ou seja, torna-se mais prático colocar a medida certa de ovos na receita. Pois é só abrir a embalagem e despejar.

Ao contrário da casca porosa, tais recipientes não permitem a entrada de microrganismos ou resíduos que prejudicam a integridade do ovo.

A pasteurização não muda o sabor nem as características físicas e nutricionais do ovo, apenas evita contaminação. Consequentemente aumenta a validade.

Desvantagens do ovo pasteurizado

Onde e como encontro os ovos pasteurizados?

Entre tantas vantagens, precisamos esclarecer algumas desvantagens. 

Pois outra desvantagem é encontrar esse produto. Já que não é todo mercado que comercializa os tais ovos pasteurizados por não ter demanda.

Mas ainda podemos encontrá-los em caixas ou garrafas, líquidos ou desidratados em pó. Geralmente em comércios de alto padrão ou fornecedores específicos para confeiteiros.

Quanto custa o ovo pasteurizado?

Outra desvantagem é o preço que varia conforme o fabricante, mas de modo geral é mais elevado do que o ovo comum.

Sendo que um quilo ou um litro pode estar entre R$ 30 a R$ 75. Até porque é um produto industrializado e diferenciado.

Durabilidade x praticidade

Embora tenha validade maior lacrado, o consumo também deve ser rápido. Porque o ovo pasteurizado é sensível a qualquer agente de contaminação.

Dessa forma, depois de abrir a embalagem, os ovos duram apenas 24h, mesmo na geladeira.

Para que seja feito o cálculo: um quilo/litro equivale mais ou menos 20 ovos inteiros.

Então se você não tiver alta demanda, não usar tantos ovos de uma vez é melhor continuar usando os ovos comuns.

Porém, se você já produz todo dia, pode valer a pena pagar um pouco mais pela segurança e praticidade do ovo pasteurizado.

OVOS PASTEURIZADOS | Confeitaria Técnica

O que são ovos pasteurizados, dizer as vantagens e desvantagens para nós confeiteiras. Mas antes dessa aula, se inscreva no canal e ative o sininho para ficar ligada nos vídeos novos que trazemos a cada semana.

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais