PARA TUDO! Não está funcionando?! | Limpeza e manutenção da bombinha

Acompanhe o passo a passo de como limpar e como lubrificar a bombinha!

Limpar bombinha

A alimentação exige todos os cuidados, por isso a higiene e manipulação dos alimentos é uma etapa crucial, tanto quanto a limpeza e manutenção dos utensílios de cozinha.

A bombinha borrifadora é verdadeira parceira na decoração, faz efeitos lindos de degradê, bolos tie dye e doces cheios de brilho, metalizados e perolados. 

Ter o hábito de limpar da forma certa prolonga a vida útil desse item tão indispensável na nossa confeitaria.

Após usar a bombinha, precisamos higienizá-la muito bem, pois o corante não suja apenas o copo e o cano, como também suja por dentro do borrifador. Principalmente se usamos o glitter sem diluir no álcool. 

Se não fizermos essa limpeza, além de ficar suja, também pode ficar entupida e dura para borrifar. Tudo isso compromete o desempenho da bombinha, fazendo cores manchadas, respingos muito grossos e marcados, ou seja, prejudica o nosso trabalho. 

Bombinha Suja

Comece desmontando a bombinha: retire o copo, o cano e a parte traseira que empurramos ao borrifar. Também retire a borracha que fica na ampola. A parte da frente, por onde sai o jato, não sai. E cuidado para não perder o caninho ou a borrachinha.

Com água e detergente neutro limpe todas as partes. Use a parte macia da esponja. Uma escova de dentes pode ajudar a limpar o tubo e as frestas. Aquelas escovas para limpar mamadeiras são ainda melhores. 

Se você não tinha o hábito de higienizar a bombinha ou esperou muito tempo para lavar depois de usar, provavelmente terá restos de corantes grudados. Não esfregue com muita força, muito menos use um palito para desentupir o caninho. Afinal, não queremos estragar o borrifador. Use um pouco da solução alcóolica para diluir e depois lave normalmente. 

Bombinha Dura

Como já disse, os resíduos de corante que ficam ali dificultam o movimento. Entretanto, não é apenas a falta de limpeza que deixa a bombinha emperrada. 

Como você deve ter visto, há uma borrachinha por dentro que vai ficando ressecada com o tempo. Após a lavagem também, fica mais sequinha. Essa borracha precisa ser lubrificada para termos um movimento bem suave quando borrifamos. Isso garante um efeito bem mais bonito.

Depois de higienizar as partes da bombinha, lubrifique a borracha com glicerina ou óleo de coco. Ambas opções são perfeitas porque lubrificam bem sem deixar gosto ou influenciar nas cores. Independente do que escolher, precisa ser de uso culinário, verifique no rótulo.

Ótimas dicas, não? Faça isso sempre quando usar!

Veja mais dicas incríveis e truques que toda confeiteira profissional precisa saber aqui no blog, no canal do youtube e nas redes sociais Eloisa Cola.

Até a próxima.

PARA TUDO! Não está funcionando?! | Limpeza e manutenção da bombinha

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais