Forma de Silicone: modelos e cuidados | Utensílios de Confeitaria

A forma de silicone é igual ao molde de silicone? Como preservar e aumentar a vida útil de nossos utensílios de silicone? Veja todas as dicas aqui no blog!

Formas de Silicone

As formas de silicone conquistaram a galera por serem lindas. Além de ter detalhes difíceis de conseguir em outro tipo de forma, o silicone é flexível e resistente. Também ganham em praticidade, pois são antiaderentes. Ou seja, não deixam resíduos nos alimentos e ainda são fáceis de limpar. 

Portanto, não é à toa que as confeiteiras gostam tanto dessas formas. Assim como as artesãs e artesãos por aí. Mas é bom não misturar, não é? Então as formas que usar para artesanato não devem ser usadas depois para alimentos.

Com a confeitaria podemos colocar chocolate, caramelo, isomalt, pasta de leite em pó, pasta americana, massa plástica, pastilhagem e pastas em geral.

Moldes de Silicone 

Hoje há uma variedade imensa de formas para cupcakes, bombons, bolos e o que mais imaginar. Mas também está na moda um tipo diferente de forma, mais conhecida como molde de silicone. 

Esses moldes de silicone são feitos com borracha vulcanizada, ou seja, uma silicone mais elástica e com uma precisão ainda maior nos detalhes de modelagem que as formas mais conhecidas. Contudo, os cuidados que devemos ter com ambas é igual.

Usando a forma de silicone

Apesar de ser bem resistente, para que dure muitos e muitos anos é preciso ter um carinho especial com nossas formas. Por isso, sempre segure com as duas mãos, principalmente se for uma forma grande de bolo ou com muitos docinhos.

Também evite o contato direto com a fonte de calor, ou seja, direto no fogo ou numa grade que esquente demais. Normalmente, aguentam até 200°C, mas veja as indicações de uso do fabricante!

Para que as massas não deformam no forno, coloque o silicone em cima de assadeiras comuns. As formas podem ir ao micro-ondas sem problema algum! Apenas não coloque alumínio junto.

Desenformar no Silicone

Com certeza a maior vantagem dessas formas é no desmolde. Como tem uma certa elasticidade, conseguimos puxar e apertar para desgrudar nossa receita. 

Mas não exagere, hein? 

Devo untar a forma de silicone?

A primeira preocupação com as formas ou moldes de silicone é se precisam ser untadas. Afinal, não são materiais antiaderentes? 

Por isso alguns fabricantes recomendam que unte as formas com óleo apenas nas primeiras vezes que usar. Depois disso, não precisa. Mas caso perceba que precisa manipular muito para desenformar talvez vale a pena usar um pouco de óleo ou água. 

Assim como torcer demais não é recomendado, não esperar que a forma e o alimento esfriar para desenformar irão danificar as formas com o tempo. Além disso, usar facas ou objetos pontiagudos nem pensar!

Cuidados com a Forma Silicone

Os cuidados pós-uso são outro fator essencial para a vida útil das formas e moldes.

Como lavar

No momento de lavar, sempre use detergente neutro e esponja macia. Se ficar algo mais grudado, lave com água morna. Já sobre a máquina de lavar louças, somente algumas marcas podem ir nela. 

Depois que higienizou, deixe secar naturalmente, evite usar pano para isso. 

Como guardar

Em seguida, quando estiver completamente secas guarde as formas em lugar arejado e longe de calor excessivo, como muito próximo do fogão. O ideal é que se for empilhar seus moldes, coloque papel entre eles e polvilhe um pouco de amido. Assim garante que não grudem nem criem mofo. 

Forma de Silicone: modelos e cuidados | Utensílios de Confeitaria

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais