7 Erros da confeiteira iniciante

Quais são os maiores erros da confeiteira iniciante? Acerte na confeitaria e venda muito mais com mudanças simples. Veja o que eu gostaria de saber quando comecei na confeitaria.

erros de inciante

Você é iniciante na confeitaria? Será que comete algum desses erros?

Visto que, não saber por onde começar é normal. No entanto, não perca o tempo e esforço cometendo esses erros básicos. Nesse post, eu te ensino o que é preciso para começar bem na confeitaria. Desde os primeiros passos de como organizar, profissionalizar e alavancar o seu negócio!

Erro 1: Não se organizar

Primeiramente, um dos maiores erros com certeza é começar sem aprender o básico. Ainda assim, não pense que estou falando apenas das receitas! 

Ir atrás de novas técnicas, produtos e receitas ajuda demais a nossa vida, mas se você quer ter sucesso e independência financeira deve pensar além.

Antes de mais nada, você precisa aprender sobre como criar e organizar o seu negócio. 

Conhecimento é poder

Sem dúvida, saber divulgar o seu trabalho, o quanto cobrar e como economizar no mercado são dúvidas comuns no começo.

Ou aprendemos por experiência, ou buscamos professores na área. Dificilmente, encontramos temas como esses bem explicados na internet ou no Youtube, não é? 

Somente aqui você encontra vários cursos perfeitos tanto para quem está começando, quanto para quem já trabalha com a confeitaria e quer vender mais!

Erro 2: Não saber o que comprar

Em segundo lugar, temos os equipamentos e utensílios.

O que é preciso ter para começar na confeitaria? Será que preciso comprar todos aqueles equipamentos que vejo na TV?

Por mais que gostaríamos de ter aquelas cozinhas super equipadas, não podemos esperar ter esse dinheiro para começarAté quando vai ficar adiando esse sonho?

O mais importante é dar o primeiro passo.

Com certeza, você já deve ter tudo em casa: espátulas, colheres, tigelas, formas, forno, geladeira. Até na falta de batedeira, podemos fazer na mão.

Ou seja, não há desculpa! Aqui você encontra uma lista de utensílios básicos para toda confeiteira.

Erro 3: Não seguir a receita

Assim que vemos uma receita, é comum querer mudar alguma coisinha, substituir um produto por outro, diminuir o tempo no forno, não esperar a massa descansar. Até pode parece bobagem, mas não é.

Veja bem, algumas adaptações devem ser feitas quando não encontramos a marca x ou y, quando nosso equipamento é diferente. 

Cuidado!

Afinal, alterar o processo é mudar o resultado também. Procure ao máximo seguir o que está sendo passado. Na maioria das vezes, o preparo desandou por causa dessas mudanças que pareciam ser pequenas.

CONFIANÇA NA COZINHA

Tudo fica mais fácil quando você tem uma fonte confiável, alguém que lhe indique com precisão o que deve ser feito. Por isso você está aqui!

Erro 4: Desistir nas primeiras fornadas

A confeitaria sempre indica: transformação dos alimentos, doces confeccionados com cuidado e refinamento. Mas ninguém nasce sabendo, não é mesmo? Nós começamos de algum lugar!

Aposto que você já sabe o que é trabalhar duro.

Então, sabe que leva um tempo até pegar o jeito da coisa. O importante é seguir o passo a passo direitinho, ficar atento às dicas e não desistir!

Infelizmente, as primeiras tentativas na cozinha não serão as melhores, podem não ser os doces mais bonitos e gostosos.

Mas a cada fornada, a cada docinho, você estará mais perto do sucesso. Pense nisso!

Erro 5: Não testar a receita

No início, ficamos loucas para conquistar o primeiro cliente, mas aceitar uma encomenda sem saber ao certo como fazer é um grande erro!

Desse modo, você estará arriscando jogar ingredientes fora se não der certo e perder o prazo tentando preparar algo que pode não ficar como o cliente esperava.

Apesar de encontrarmos um milhão de receitas e tutoriais por aí, uma olhada rápida não adianta. Portanto, Testar a receita é fundamental.

Um dos piores erros

Com a finalidade de conquistar o cliente é preciso dar certeza que sabe o que está fazendo, mostrar uma postura profissional.

Por isso, querer trabalhar logo de início com todos os tipos de massas, recheios e coberturas é um dos piores erros da confeiteira iniciante.

Lembre-se: um passo de cada vez.

Erro 6: Cardápio muito grande

Nesse sentido, Receitas simples e viciantes são as apostas certas para você. Ter poucas receitas simples, mas irresistíveis irá alavancar sua confeitaria.

Porque até mesmo aquele bolo de vó sem recheio pode trazer uma renda extraordinária no fim do mês. 

Quantas pessoas você conhece que adora tomar café com um pedacinho de bolo? Imagine vender um bolo por semana para cada uma dessas famílias! Não precisa vender mil e um produtos de uma vez.

Foco é a palavra!

Em outras palavras: teste as receitas, aprenda as técnicas, aprimore o produto. Valorize o seu trabalho, tenha a coragem e satisfação de dizer que é especialista em tal bolo ou doce.

Erro 7: Se cobrar demais

Às vezes ficamos tão ansiosas e nervosas para vender. Ouvir que o preço está caro ou que o produto do concorrente é melhor, também não é fácil.

Aliás, é comum cobrarmos baratíssimo para conquistar alguns clientes, mas será que estamos valorizando o nosso trabalho?

Será que a vizinha usou os mesmos produtos? Ou mesmo, será que fizeram cursos?

Dessa maneira, só você e ninguém mais sabe o quanto se dedicou e o quanto custaram os ingredientes de boa qualidade.  No fim das contas, você vai deixar a concorrência ditar quanto vale o seu produto, o seu trabalho? 

Por fim, valorize cada acerto e erro na cozinha.  Assim, aprende ainda mais, resultando numa profissional única no mercado!

7 Erros das Confeiteira Iniciante

Conte para mim as suas primeiras experiências na confeitaria! Por mais que eu fique em dar aulas, minha maior satisfação é  saber como posso continuar te ajudando. Por isso, entre nas páginas da Eloisa Cola Escola de Confeitaria e deixe lá um comentário!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais