Drip Cake Impecável | 5 opções de caldas | Dicas

Drip cake continua sendo um sucesso de vendas por ter uma decoração simples, divertida e versátil. Confira algumas opções de caldas e truques para gotas perfeitas.

Drip Cake bolo

Você já deve ter visto aqueles bolos lindos com calda escorrendo, não? 

A cobertura pingando pelas laterais do bolo formam  a famosa cobertura drip cake que continua super em alta em cake design. 

Veja aqui no post opções deliciosas de caldas e alguns truques para o drip cake impecável!

Bolo Drip Cake

Se você quer fazer um drip cake, precisa ficar atenta a essas dicas:

  1. Para bolos altos dão melhores resultados, pois conseguimos fazer um belo efeito escorrido sem tocar no prato;
  2. Em bolos espatulados com chantilly, buttercream, chantininho ou ganache, o importante é ficarem bem lisinhos para que a calda escorra sem problemas;
  3. Bolos gelados já estão mais firmes, com a cobertura mais durinha. Apenas tenha cuidado, quanto mais gelado estiver o bolo, mais rápido a calda irá endurecer e talvez não escorra o suficiente;

Ponto certo da calda para o Drip Cake perfeito

Para o drip cake ficar bem feito, precisamos de uma calda que seja fluida, mas ainda consistente. Se a calda estiver muito líquida vai escorrer por todo o bolo sem formar aquelas gotinhas lindas que queremos. 

O ideal é usar as proporções de receita como guia e ir ajustando com menos ou mais líquidos na calda até chegar ao ponto.

O ponto perfeito é quando levantamos a colher e a calda escorre em uma linha grossa e fluida, sem cair fina e rápido demais ou cair em pelotas.

Como fazer o efeito drip cake

Depois de chegar no ponto e ter a cor que deseja é só colocar em um saquinho ou em uma bisnaguinha, tipo aquelas de ketchup.

Com o saquinho, você vai precisar cortar a pontinha. Corte só um pouco ou irá sair muita calda de uma vez e fazer uma lambança. Na bisnaga o furo já está feito.

Posicione o bico do saco ou da bisnaga bem na borda do bolo e aperte. Quanto mais apertar, mais recheio e mais longe irá a gota. Quando estiver bom pare de apertar, coloque um pouco para o lado e faça novamente. Intercale o tamanho das gotas.

Bisnaga x Saquinho

Vai muito de gosto, o melhor é testar com o saquinho e depois com a bisnaga para ver qual é mais fácil para você! Mas aqui já coloco algumas observações:

Com o saquinho é mais fácil colocar pouca cobertura se quiser fazer só um detalhe, não toda a lateral. Também possibilita você regular se quer umas gotas maiores e grossas ou gotas pequenas.

Já a bisnaga é mais prática e conseguimos colocar bastante calda de uma só vez. Depende da bisnaga que usa, mas geralmente o furo é médio a largo, fazendo gotas maiores. Depois de colocar a calda, bata um pouco para tirar o ar. Se ficar ar, enquanto aperta irá dar umas falhadas.

5 Caldas Maravilhosas

Decidiu fazer o drip cake, mas está sem ideia de como fazer a calda? Aqui estão 5 opções coringas para decorar todos os seus bolos com caldas lindas e saborosas:

1. Ganache

A ganache é feita com chocolate derretido e creme de leite. Normalmente a proporção para o drip cake é de a cada 100 gramas de chocolate derretido, coloque 50 gramas de creme de leite. Para uma ganache colorida, basta usar o chocolate branco e corantes para chocolate.

2. Leite condensado 

Muito simples: reserve pelo menos 100g de leite condensado e adicione suco de limão de colher em colher até atingir um ponto mais firme. Para colorir use corante em gel ou suco de frutas.

3. Chantilly 

Com o chantilly o processo é bem parecido. Reserve um pouco de chantilly e adicione leite condensado aos poucos até ficar bem cremoso. Pode usar chantilly colorido ou colorir com corante em gel depois de colocar o leite condensado.

4. Doce de leite 

O doce de leite é mais consistente do que precisamos para o drip cake, então coloque um pouco de leite deixando mais líquido. Vá regulando leite e doce de leite até estar no ponto certo.

5. Caramelo

O caramelo é mais trabalho, porém fica um efeito lindo, brilhante e muito gostoso. 

  1. Leve 100 gramas de açúcar ao fogo médio até derreter completamente; 
  2. Adicione mais 100 gramas de açúcar e mexa bem até dissolver parcialmente;
  3. Desligue o fogo e coloque aos poucos 80 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 

Cuidado! Quando colocar a manteiga irá levantar uma fervura muito quente. 

  1. Depois que derreter a manteiga, adicione 75 gramas de creme de leite e misture até formar uma calda cremosa em um tom claro de caramelo.

Quer aprender outras decorações? Dê uma olhada no nosso curso Especialização em Decoração de Bolos e aprenda a fazer decorações incríveis do zero!

Coberturas Drip Cake

Encontre mais receitas gostosas aqui no blog, além de dicas sobre a mundo da Confeitaria!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais