Desperte o seu lado criativo

Aqui você encontra alguns hábitos que irão fazer você ser mais criativo e produtivo em qualquer área da sua vida. Apenas com algumas mudanças simples e práticas deliciosas, verá mudanças nos primeiros dias!

Lado Criativo

Você tem sim um lado criativo!

Com certeza, você já brincou com uma criança, não é?

Aliás as crianças têm um potencial enorme de criar e inovar com histórias, ideias e brincadeiras. Uma vez que faz parte da infância ver tudo como se fosse uma novidade interessante.

Pois é, você já foi criança com esse lado curioso apurado. Aposto que já aprontou muito, inventou várias brincadeiras, uma mais doida que a outra. Então, o que aconteceu?

Em resumo, as responsabilidades, a rotina estressante e o trabalho repetitivo nos desgastam. Visto que estamos cansados, fica difícil ser criativo, não é? Até porque mal conseguimos pensar, parar e respirar um pouco, certo?

O que fazer?

Mas deve estar aí se perguntando: “Se não podemos mudar nossa rotina de trabalho, como fazer?” 

Bom, ser criativo irá ajudar no seu trabalho também, seja ele qual for porque a criatividade nada mais é do que pensar com curiosidade, pensar fora da caixa. Ou seja, analisar e resolver os problemas com métodos fora do senso comum. 

Desse modo, ser criativo é encontrar alternativas em meio às turbulências da vida.

Então, sim! Decidir vender seus doces e bolos já é um ato de criatividade!

Receita de Ideias Criativas

Por mais que desejamos ter ideias fantásticas, pouco fazemos para instigar esse modo de pensar mais dinâmico.

Certamente, temos momentos que produzimos melhor. Mas se engana quem pensa que as boas ideias só aparecem quando menos esperamos, nos famosos insights. Sim, há momentos de inspiração. Entretanto, não podemos ficar reféns deles, não é? Porque não podemos ficar esperando a inspiração vir para criar algo.

Por isso, quem trabalha com criação precisa ter uma rotina de ideias. Ou seja, um processo próprio para desenvolver o lado criativo. Também não precisa ficar quebrando a cabeça, pois com algumas atitudes simples, podemos chegar a ótimas ideias. Quase tão fácil quanto fazer uma massa!

1. Receita

Em primeiro lugar, antes mesmo de pegar os ingredientes, você precisa ter uma receita para saber como preparar do jeito que imagina, certo?

Nesse caso, irá precisar pesquisar muito também em busca de métodos, técnicas, ferramentas e produtos que ajudem. Essas informações podemos encontrar em sites, cursos, livros, pesquisas e afins. Assim, podemos chamar tudo isso de fontes, de onde nós aprendemos.

Porque saber como as pessoas já fizeram traz uma boa noção de como começar. Assim vemos o que dá maior sucesso e o que podemos melhorar.

2. Ingredientes

Nesta etapa, os ingredientes são tanto as ideias que você teve a partir da pesquisa, quanto algumas questões a serem resolvidas como demanda, prazo e condições de produção. Sendo assim, devemos atender a demanda dentro da nossa realidade.

Visto que já temos várias ideias na cabeça, falta verificar quais delas se encaixam nas exigências do cliente. Por exemplo, para um bolo de casamento: o que os clientes querem? Um bolo de quantos andares? Para quantas pessoas? Com qual cobertura? Qual é o tema da decoração?

Por fim, a ideia perfeita ou o produto ideal será aquele viável e que atende todos esses pedidos, sem deixar de ser lindo e gostoso!

3. Misturar a massa

Conforme vai pensando no assunto, questionando-se sobre problemas e possíveis soluções, surgem mais uma centena de ideias. Como resultado ficamos com uma massa enorme de pensamentos. No começo meio confusa e sem forma. 

A sensação é de que pensamos muito, mas não resolvemos nada. Porém, não desista! Essa etapa é muito importante!

A partir de tudo que pensou, anote todas as ideias até as mais absurdas.  Em seguida, veja quais são viáveis dentro das técnicas que pesquisou, dentro do prazo e dos custos e dos outros fatores determinantes. Vá eliminando as que não podem ser realizadas ou as que não são satisfatórias. 

No fim, você ficará com uma lista bem menor só com as ideias mais tops!

4. Deixar a massa descansar

Felizmente, nós somos pessoas, não máquinas!

Portanto, atingimos um limite. E pode apostar que todos os profissionais que trabalham diariamente com criação dizem o mesmo:

“Tirar um tempo de descanso é super benéfico para encontrar a solução!”

Assim, não se preocupe demais, deixe as ideias de lado e faça algo completamente diferente.

Lógico que você pode ter um insight. A solução pode surgir numa hora inusitada, como: no banho, no café, vendo televisão ou vendo as redes sociais. Mas veja bem, a ideia aparece quando descansamos. Porém, olhe todo o esforço que já colocou nesse projeto. Ideias incríveis não surgem do nada!

5. Colocar no forno

Agora, chegou o momento de colocar a ideia em prática e testar se irá funcionar! Às vezes não temos esse tempo, então o segredo é testar em menor escala, ou seja, com quantidade menor.

Com receitas, faça um pouco do recheio para provar ou teste se a cobertura irá ficar da cor correta, por exemplo. Isso evita que comece a fazer o bolo e acabe tendo que mudar a receita no meio do caminho. Quanto estresse evitamos, não?

Muito interessante, não é?

Para quem está acostumado, esse processo que por  vezes parece longo e trabalhosos. Na verdade dura apenas alguns minutos. Aí está o segredo das mentes criativas: saber como funciona o momento de inspiração, o momento de reflexão e prática.

Sendo assim, não perca nenhuma oportunidade de aprender mais! Veja os nossos cursos!

Como desenvolver o seu lado criativo

Já que a criatividade é um jeito de ver a vida, ela pode ser desenvolvida dia a dia. 

Como ser mais criativo:

1 – Análise outros profissionais;

2 – Exercite o corpo e a mente;

3 – Seja curioso, pergunte sempre;

4 – Troque ideias, teste suas soluções;

5 – Faça listas de prioridades e tarefas;

6 – Descanse, não pense apenas no trabalho;

7 – Veja de tudo, não apenas sobre seu trabalho;

8 – Brinque de ser outra pessoa, em outras situações;

9 – Anote todas as suas ideias, podem ser úteis depois;

10 – Novas experiências para aprender outros métodos e técnicas.

Desperte o seu lado criativo

A criatividade pode ser desenvolvida sim! Na verdade, todos somos naturalmente criativos apenas nos esquecemos disso. No nosso canal  do Youtube, você encontra várias ideias incríveis para se inspirar, além de aulas teóricas e práticas!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais