Confeitaria desorganizada? Cronograma de produção pode resolver! | Rotina de confeiteira
Confeitaria mais organizada com cronograma de produção. O colocar no cronograma e como programar uma rotina de trabalho que facilite a vida.
Cronograma de Produção
O cronograma de produção é o documento que apresenta a rotina de trabalho com o que precisa ser feito a cada dia para atender a demanda.
Dessa forma, montar um cronograma é mais do que fazer uma lista de tarefas porque a partir desse planejamento, conseguimos fazer uma ordem de prioridade.
Além da produção em si, também serve como um guia para as metas de curto prazo: diárias, semanais e mensais.
Ou seja, não há motivos que justifiquem você a não fazer um cronograma de produção!
Autônomo
Como dona de si, a responsabilidade por uma cozinha organizada é sua! Por um lado, trabalhar sozinha é mais fácil, principalmente nesse sentido de planejamento. Afinal, quem vai ditar as regras será você, desde a primeira até a última atividade do dia.
Contudo, precisa ter um cronograma de produção bem definido. Assim não perde tempo nem esquece obrigações. Além do que é bem melhor trabalhar sabendo o que fazer.
Equipe
Se o cronograma é bom para você, é ainda mais importante para a sua equipe. Como líder, você deve oferecer um ambiente harmonioso e seguro. O planejamento faz parte dessa segurança, pois assim os colaboradores conhecem o que é esperado.
Desse modo, cada membro da equipe sabe suas funções, metas e obrigações. Como efeito, temos uma equipe capacitada e auto suficiente que requer menos supervisão porque haverá uma relação de confiança.
Como fazer cronograma de produção
1. Equipe
Análise de vendas
Em primeiro lugar, analise as suas vendas. A primeira pergunta é: Mensalmente, quantos produtos você vende em média?
Isso mostra o mínimo que você deve produzir por mês. Ou seja, qual é a demanda a atender para que todos os clientes fiquem satisfeitos. Também pense em produzir um pouco a mais, pensando que você quer expandir o negócio e ter mais vendas.
Análise de produtos
Comece observando quais são os produtos que sempre vendem, aqueles que você precisa fazer com certa frequência. Sobre os outros produtos, veja o seu cardápio. Quais deles seria bacana deixar semi-pronto?
Para ilustrar, pense em alguém que vende bolos de aniversário. Não seria interessante deixar as massas e os recheios prontos para usar conforme receber pedidos? Afinal, as massas de bolo podem durar meses congeladas, os recheios também resistem bem.
No cronograma de produção, deixe um período para essas preparações futuras.
2. Equilíbrio
Entretanto, se fizer um estoque muito grande, corre o risco de não vender a tempo e acabar jogando fora.
O oposto também é problema, pois se fizer uma produção muito enxuta, talvez não consiga atender a demanda.
Desse modo, encontre um equilíbrio.
3. Programar
Diferente da agenda, não marcamos os compromissos da semana, mas sim separamos os nossos dias de trabalho, listando atividades a cumprir de domingo a domingo. Inclusive os dias de folga.
Como exemplo, assar as massas, preparar os recheios e montar os produtos. Ou seja, tarefas que você normalmente faz para que no fim de semana tenha quase tudo pronto.
Primeiramente, marque tudo que precisa para atingir as metas mensais. Veja o que for melhor na sua rotina, fazer todas as massas em um dia ou distribuir durante a semana, por exemplo.
Além da produção geral, reserve momentos para atividades do dia a dia como montagem, decoração e atendimento.
Assim, com o tempo que sobra, você pode se dedicar a outras atividades. Como eventos que demandam uma produção maior e específica, como festas, datas comemorativas e kits promocionais.
Confeitaria desorganizada? Cronograma de produção pode resolver! | Rotina de confeiteira
Entre lá no Instagram e veja o que as alunas estão fazendo, como já conquistaram muita coisa boa.
APROVEITE
Novas Aulas e novo material
Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.