Como começar na confeitaria?

Quer saber como começar na confeitaria? O primeiro passo é buscar capacitação, profissionalização.

Você já tem uma cozinha, não? 

Um espaço para fazer as refeições, tem panela, tem espátula. Pode ir ao mercado, às lojas de embalagens. No último caso até pedir pela internet. 

Então, o que falta para começar? 

Você! Investir em você, com tempo e esforço para aprender. Ninguém nasceu sabendo, todos começamos do início. Simples assim.

Ou seja, o primeiro passo é buscar capacitação, profissionalização. De imediato cursos simples para aprender como abrir um negócio, como administrar, como produzir em larga escala, como armazenar e vender seus produtos. Abrir MEI ou não abrir MEI, por exemplo, é uma dúvida comum. 

Como você deve querer dinheiro limpo, uma empresa real, consolidada. Então eu aconselho buscar formas de legalizar essa empresa. O MEI, Microempreendedor Individual é um dos jeitos mais fáceis para a confeiteira iniciante. 

A abertura da empresa como MEI é gratuita e a única taxa mensal gira alí entre 50 a 60 reais mensais. Ainda garante os auxílios fiscais caso se aposente, entre de licença maternidade ou sofra algum acidente. 

Mas se apenas está pensando em vender bolos e doces, vamos com calma. 

Tenha certeza de que a Confeitaria tem lugar para todas, todos, todes. Há muitos ramos dentro da confeitaria, muitos produtos que podemos vender e diversas formas de vender. Busque conhecer um pouco de cada uma. Pesquise bastante.

A pesquisa é fundamental nesse início. Você precisa entender como o mercado funciona, não apenas de modo geral, mas sim aí na sua região. 

  • Há demanda na sua cidade? 
  • Tem algum tipo de doce, sobremesa ou bolo que faz falta? 
  • As pessoas teriam interesse nesse seu produto? 
  • Quais empresas seriam suas concorrentes? 
  • Como você venderia, em loja própria, em parceria com padarias e restaurantes, sob encomenda?

Perguntas assim precisam ser respondidas antes de tentar vender, pois geralmente as respostas que encontramos mudam a nossa visão sobre o negócio. 

E isso é muito positivo, viu? É preciso criar esse hábito de pesquisar sempre porque você precisa de receitas maravilhosas, certo? Como achar aquela receita perfeita sem ir atrás de como outras confeiteiras fazem, como poderia melhorar, como os clientes gostariam. 

Para quem nunca trabalhou com confeitaria antes, aconselho fortemente fazer algum curso, pois terá mais chances de conseguir receitas incríveis, além de dicas de quem tem experiência na área.

Depois, quando você já estiver lucrando com a empresa, com mais experiência, aí fará outros tipos de pesquisa. 

Testes de novas ideias, novos sabores, novas apresentações. Afinal, lançar tendências é outra coisa que uma confeiteira de autoridade consegue fazer. Sempre mantendo contato direto com os clientes, assim saberá as preferências desse seu público. Desde sabores até que tipo de anúncio mais chama atenção.

Com relação aos anúncios, no primeiro momento você não terá muito dinheiro para investir na divulgação. Mas ainda assim é preciso sim fazer anúncios ou não irá aparecer para possíveis clientes. E já diziam: quem não é visto, não é lembrado. 

Como começar na confeitaria? 

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais