COLORINDO Pasta Americana e Pasta de leite em pó | Confeitaria Técnica

Como colorir pasta americana ou qualquer outra pasta. Descubra como fazer qualquer cor!

A cada ano, as confeiteiras encontram novas possibilidades de decorações. Contudo, saber como colorir pasta americana é o princípio básico de todo o cake design com modelagem. 

A confeitaria também segue modas, as cores não ficam de fora. Por um tempo os tons pastel ficam em alta, já em outras temporadas, as cores vibrantes que roubam a cena. Felizmente, as marcas ficam antenadas às tendências do mercado, sendo as primeiras a darem soluções com novas cores e efeitos. 

Todas as dicas aqui também são válidas para pastas de leite em pó, pasta de chocolate, massa elástica, massa de goma e semelhantes.

Tipo de corante

Sobre colorir pasta a preferência será usar os corantes em gel. Por causa da quantidade alta de açúcar na massa, os corantes em gel fazem uma coloração mais homogênea com menos risco de alterar as características da pasta. 

Já os corantes líquidos podem desandar a consistência, dando mais trabalho para corrigir. Enquanto os corantes em pó nem sempre se misturam completamente, é melhor evitar.

Técnicas

A técnica de coloração é bem simples: adicione algumas gotas no centro da pasta, dobre e manuseie até toda a massa estar da mesma tonalidade. Evite manchar as mãos usando luvas!

É natural que seja mais fácil tingir pequenas porções, mas e quando queremos uma quantidade grande?

Aí, podemos fazer o seguinte. Ou colorimos tudo de uma vez. Ou dividimos a massa em partes menores e iguais, colocando a mesma quantidade de corante. Apenas deixe toda a massa que vai usar colorida porque depois de pronto, se faltar, é difícil chegar ao mesmo tom.

O excesso de corante pode mudar a consistência e sabor, comece aplicando pouco. 

Quando queremos cores claras, uma boa dica é deixar um pouco de massa branca sem tingir, caso ao aplicar o corante acabe com uma cor mais forte do que gostaria. Se desejar colorir pasta de leite em pó, procure deixar a massa branca antes de por cor.

No entanto, com cores escuras o cuidado deve ser redobrado. A técnica é semelhante ao tingimento de chantilly: use uma base escura antes de aplicar a cor que deseja. Assim, fica mais fácil! Veja alguns exemplos abaixo.

Cores Especiais

Pasta Branca

A pasta americana é naturalmente branca, mas a pasta de leite já tem um tom mais amarelo que irá influenciar a sua coloração. Ou seja, para ter cores mais fiéis ou mais claras, deixe a pasta branca primeiramente com corante branco ou dióxido de titânio.

Pasta Preta

Nesse caso ocorre o oposto, precisamos de uma base escura. Para ter um preto intenso, usar a pasta de chocolate é o ideal, evitando colocar muito corante. No entanto, se não tiver, use a pasta clara, tingindo primeiro de marrom e depois jogando corante preto.

Pasta Marrom

Aqui é mais fácil, basta usar a pasta de chocolate se quiser um marrom clarinho ou tingir com um pouco do corante marrom para um tom mais escuro. O que muitas confeiteiras reclamam é do fundo desse marrom, ou seja, alguns tons parecem mais alaranjados que outros. Isso vai depender do corante que for usar, fique atenta à embalagem do fabricante. 

Pasta Vermelha

O polêmico vermelho! Muitas de nós temos traumas dessa cor e com razão. Aquele vermelhão vibrante só iremos conseguir com a base escura ou com muito corante, o que não é opção. Faça uma base laranja ou pink antes de aplicar o vermelho. 

Com o vermelho acontece o mesmo do corante marrom, no sentido de ter fundos diferentes, às vezes conseguimos um vermelho mais para o rosa, outras mais para o laranja. Depende muito do corante que usamos como base e do corante vermelho também. Afinal, hoje existe uma infinidade de tons no mercado. 

Quer descobrir como fazer os tons de pele, da pele clara à negra? Veja aqui neste outro post!

COLORINDO Pasta Americana e Pasta de leite em pó | Confeitaria Técnica

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais