Caramelo em calda | Ponto perfeito

Nunca mais erre! Calda de caramelo profissional para pudim. Aprenda aqui na Escola de Confeitaria como ganhar dinheiro da cozinha de casa!

Calda queimada, com pedaços, muito dura ou muito rala. Como é difícil acertar o ponto certo do caramelo! Quer saber como os confeiteiros profissionais fazem? Veja nesse post.

Caramelo eloisa cola

A calda é a companheira inseparável do pudim, mas também vai muito bem como cobertura de bolos, tortas e doces.

A dificuldade em fazer essa maravilha está em derreter o açúcar sem queimar na panela e sem deixar aqueles gruminhos. Fora a consistência, dependendo do doce nós queremos um caramelo mais líquido ou mais espesso.

Como fazer a calda perfeita

Você vai precisar de:

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 1 xícara de água.

1

Em fogo médio a baixo, mexa o açúcar até derreter em calda. No começo formará várias pelotas, continue misturando até derreter por completo. Não pare de mexer ou correrá o risco de queimar a calda. 

2

Depois de derreter e atingir uma coloração clara de caramelo, adicione a água aos poucos. Cuidado para não se queimar com o vapor. Com a água, a calda irá subir e virar uma massa. Continue mexendo até dissolver tudo.

Cuidado! Assim que estiver tudo derretido e com a cor do caramelo, retire do fogo. Não deixe por mais tempo no fogo, a calda pode ficar muito espessa e amarga.

Espere esfriar antes de colocar na forma. Se feita direitinho, essa calda não irá cristalizar.

Viu como é fácil? Aprenda mais receitas nos nosso canal do Youtube!

Caramelo em calda | Ponto perfeito

Encontre mais receitas gostosas aqui no blog, veja todo o passo a passo!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais