Preciso usar C.M.C? | Produto quase mágico!

Hoje vamos tirar a dúvida de muitas confeiteiras: o que é o tal do C.M.C que colocamos na pasta de leite em pó ou na pasta americana caseira?

Hoje vamos tirar a dúvida de muitas confeiteiras: o que é o tal do C.M.C que colocamos na pasta de leite em pó ou na pasta americana caseira?

Também explicarei quais são as funções desse composto nos alimentos, alguns cuidados que devemos ter por ser produto químico e como usar!

Significado de C.M.C

O C.M.C é como chamamos o polímero “carboximetil celulose”, um produto feito a partir do processamento químico da celulose, muito usado na indústria alimentícia. O C.M.C está presente, por exemplo, em cremes, sorvetes, congelados, bebidas, molhos, coberturas e sobremesas prontas que encontramos no mercado.

Também é vendido separadamente em qualquer estabelecimento que vende produtos de confeitaria. A aparência depende da marca, mas normalmente é um pó ou granulados brancos, às vezes amarelados. 

Em contato com a água, por ser bem absorvente, muda a consistência para um gel. O gel formado por C.M.C e água é usado por muitas confeiteiras como cola na aplicação das pastas decorativas.

Funções e Cuidados

As funções principais dele nos alimentos é servir como espessante, aglutinante e estabilizante. Desse modo, os ingredientes se misturam de forma mais homogênea e estável. Por esses motivos, o C.M.C é um bom substituto do glúten. 

Além dessas funções, ele é bastante usado em receitas dietéticas e dietas de emagrecimento por trazer uma leve sensação de saciedade e efeito laxante. Porém, como sempre gosto de dizer, dietas restritivas devem ser acompanhadas por profissionais.  

Conforme as orientações técnicas, pode ser usado de 1 a 5 g de C.M.C a cada 1 quilo de massa, pasta, creme. Nunca mais que isso.

Pastas Caseiras

Já deve ter entendido porque usamos nas pastas americanas ou pastas de leite, não é? O C.M.C absorve a umidade, deixando a pasta mais sequinha sem oleosidade. Também agrega viscosidade a massa que fica maleável e macia, evitando algumas rachaduras inconvenientes. 

Lógico que nem todos os problemas que podemos ter com a pasta americana são resolvidos ao adicionar o C.M.C, mas em muitos casos pode ajudar.

Quer saber como resolver esses problemas? Como ter uma boa pasta para modelar? 

Então veja os outros posts do blog! Ah, e siga os nossos canais nas redes sociais, sempre estou respondendo as perguntas por lá que talvez ajude você também!

Preciso usar C.M.C? | Produto quase mágico!

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais