Buquê de Morangos

Nada mais gostoso do que demonstrar nosso afeto com a confeitaria. Veja como compor nosso buquê de morangos, como escolher e limpar as frutas e como banhar em chocolate.

Buquê de Morangos

Todo dia é perfeito para comemorar o dia das mães. Gratidão e amor são duas palavras que andam juntas quando pensamos na figura materna. 

Como agradecimento às nossas alunas, faremos um buquê de morangos com chocolate. O efeito fica lindo demais, vamos conferir.

Morangos Perfeitos

Você se lembra de ir à feira com sua mãe? De como magicamente, ela sabia só de olhar se estava bom ou estragado? Lógico que mãe só quer o melhor para os filhos e a alimentação sempre é uma preocupação especial.

Como escolher os morangos

Faremos jus aos bons momentos, escolhendo os melhores morangos para colocar no buquê. O morango é uma fruta muito sensível, depois de colhido, dura apenas 3 dias. Quando vamos comprar os moranguinhos, mesmo os orgânicos, precisamos nos atentar a cinco aspectos:

  1. Cor vermelha viva, não muito escura e sem partes verdes ou esbranquiçadas;
  2. Aroma intenso, perfumes fracos indicam uso excessivo de agrotóxicos;
  3. Tamanho médio, pois os maiores morangos normalmente são aguados;
  4. Sementes mais afastadas umas das outras e fundas;
  5. Folhas frescas bem verdinhas

Sem sombras de dúvida, os comerciantes sabem que procuramos apenas bons morangos. É fácil encontrar caixas com morangos lindos em cima de morangos minúsculos e passados. Aqui, não temos muito o que fazer, apenas compre 2 ou 3 caixas e separe os melhores para o buquê. Com o restante pode fazer uma geleia, mousse ou uma salada.

Higienizar bem

Como muitos sabem o cultivo de morango é um dos mais complicados, pois é uma fruta sensível e que atrai muitos tipos de pragas. Por isso é tão difícil encontrar morangos orgânicos, longe de agrotóxicos. Mas não desista da busca, vale a pena e cada centavo gasto a mais.

Mesmo assim, como toda fruta, lave muito bem cada moranguinho com a melhor receitinha de limpeza. Em seguida,  seque-os com papel toalha.

Para que não estraguem rápido, deixaremos as folhas.  Assim como dão acabamento bacana ao buquê de morangos.

Chocolate, por favor!

Todo chocolate combina com morangos, mas o buquê  ficará ainda mais lindo se colorirmos esse chocolate. Já que usaremos o chocolate branco para ter cores lindas, nessa receita usaremos o chocolate nobre. Nossas mães merecem o melhor sempre!

Você vai precisar de 300 gramas de chocolate branco, dessa quantidade separe ⅓ equivalente a 100g. Os outros 200g iremos derreter de 30 em 30 segundos no micro-ondas ou em banho maria. 

Feito isso, adicionamos aqueles outros 100g de chocolate e mexemos bastante até derreter por completo. Isso é uma técnica de temperagem que garante uma cobertura estável. A temperatura deve estar entre 27ºC e 29ºC.

Colorir o chocolate

Com o chocolate todo derretido, podemos colorir com corantes de chocolate em gel ou em pó. Até porque outros tipos de corantes não darão certo. 

Aqui na receita usei rosa e branco, mas o efeito pode ser feito com qualquer outra cor. Então pense quais cores sua mãe ou quem queira presentar mais gosta! O mais importante é separar pelo menos duas cores diferentes.

Assim que tiver os chocolates nas cores certas, deixe o chocolate que irá banhar em um pote, enquanto o chocolate que fará os detalhes em uma caneta de confeiteiro. Além do chocolate, também coloque os palitos de churrasco nos morangos, no sentido das folhas à ponta.

Buquê de Morangos

De modo geral, podemos fazer o banhado com dois efeitos diferentes.

Efeito Espiral

Para que fique um efeito bacana, siga o passo a passo:

  1. Mergulhe o morango no chocolate do pote com a ajuda do palito, gira para que toda a fruta seja banhada;
  2. Deixe escorrer o excesso e depois espete o palito em uma peça de isopor;
  3. Faça uma espiral no morango com o chocolate na caneta de confeitar e deixe secar.

Efeito Mármore

Mas também pode querer um lindo efeito mármore:

  1. Em pote coloque chocolate branco e faça riscos de chocolate colorido por cima;
  2. Afunde o morango reto, ou seja, não banhamos o morango tombado. Literalmente afundamos a fruta em pé, bem retinha.
  3. Puxe girando o morango, assim o efeito de linhas se forma.

Repita o processo com todos os moranguinhos que separou, coloque em pé até secar bem a camada de chocolate e estarão prontos.

Montando o buquê

O buquê pode ser montado apenas juntando esses morangos e envolvendo-os com papel de embrulho, como papel celofane ou crepom. Mas também podemos colocar as flores de morangos numa caixa com espuma floral.

Uma ótima ideia é colocar mosquitinhos ou flores pequenininhas ali junto. Finalizamos o nosso buquê com papéis de embrulho, fitas de cetim e um belo cartão. Pronto! Esse presente é um verdadeiro encanto, bem perfumado e uma delícia!

Desejamos um Feliz Dia das Mães com muitos momentos recheados de sorrisos!

Especial Dia das Mães | Buquê de Morangos com Chocolate

Encontre mais receitas gostosas aqui no blog, veja todo o passo a passo!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais