Brownie Clássico | Super cremoso

A massa de bolo mais cremosa do mundo! Aprenda a fazer os famosos brownies de chocolate.

Brownie Clássico | Super cremoso

O brownie é um bolo de chocolate extremamente cremoso, perfumado e fácil de preparar. O nome é uma referência a sua origem norte-americana e a sua cor marrom bem intensa. 

Não demorou para o brownie ser uma das sobremesas favoritas dos amantes de chocolate.  Também é democrático porque vai bem em qualquer estação, com bebidas quentes e geladas, com sorvetes, biscoitos, caldas e frutas.

Aprenda a fazer essa receita deliciosa!

Origem do Brownie

A origem do brownie é incerta, assim como, todas as receitas caseiras que viraram grandes clássicos da confeitaria.

Tudo indica que o brownie é uma receita antiga que ganhou fama nos Estados Unidos na virada do século XIX para o século XX. 

O registro mais antigo conhecido está no livro Boston Cooking-School Book de 1896. Entretanto, alguns historiadores atribuem a criação à confeitaria do hotel Palmer House Hotel (Chicago, EUA) uns três anos antes da publicação do livro.

De lá para cá o brownie conquistou apreciadores do mundo inteiro e muitas variações mais cremosas ou mais secas, com diferentes recheios e coberturas.

Brownie é único

O brownie não é um bolo comum de chocolate. Normalmente os bolos de chocolate são bem fofinhos, leves e aerados.

A massa do brownie é mais pesada porque recebe uma boa quantidade de chocolate e de manteiga, garantindo toda a cremosidade e a cor bem escura.

Também usa menos farinha de trigo que as massas convencionais e não leva fermento. A massa fica bem consistente, parecendo massa de cookie. 

Tenha atenção a alguns ingredientes:

Chocolate meio amargo é usado por ter uma quantidade maior de sólidos de cacau, deixando um sabor mais marcante. Veja as diferenças entre os chocolates aqui.

Chocolate em pó próprio de confeitaria, não use achocolatado porque ele não tem a quantidade ideal de manteiga de cacau e de amido na sua composição.

Açúcar mascavo é um açúcar escuro retirado do melaço da cana que contribui para o sabor único e a umidade da massa do brownie. 

Farinha de trigo não é destaque nessa massa, se colocar muito o brownie ficará mais seco.

Ainda na massa, pode adicionar castanhas, nozes, gotinhas de chocolate ou pedaços de biscoito. Se quiser que cresça um pouquinho, adicione uma pitada de bicarbonato de sódio.

O brownie tradicional é servido em pedaços quadrados. Então, prefira utilizar uma forma retangular. Essa receita rende um pouco mais de 1kg, assando em uma forma pequena de 30cm x 22cm.

Receita

300g de chocolate meio amargo

250g de açúcar mascavo

200g de manteiga sem sal

150g de farinha de trigo

20g de chocolate em pó

5 ovos inteiros

Mise en Place

  • Pré-aqueça o forno a 180°;
  • Unte a assadeira com manteiga/óleo e chocolate em pó;
  • Peneire os ingredientes secos e reserve;
  • Pique o chocolate meio amargo e reserve
  • Pese e separe todos os ingredientes.

Misture e peneire a farinha de trigo com o chocolate em pó, reserve em uma tigela.

2

Derreta o chocolate meio amargo junto com a manteiga em banho maria ou no micro-ondas de 30 em 30 segundos até ficar bem fluido e homogêneo. 

3

Bata os ovos e o açúcar mascavo na batedeira até virar um creme clarinho em ponto de fita (a massa cai lentamente e mantém o formato de fita por alguns segundos). 

Essa etapa é responsável pela casquinha que fica em cima do brownie, se preferir sem é só adicionar os ovos e o açúcar direto no chocolate derretido.

4

Misture com uma espátula os ovos com açúcar e o chocolate derretido com manteiga

Cuidado! Faça movimentos suaves de baixo para cima.

5

Agora, adicione a farinha de trigo e o chocolate em pó. Também em movimentos suaves. Nesta etapa, pode acrescentar as castanhas ou pedaços de chocolate e biscoitos.

6

Leve ao forno preaquecido a 180° por 35 a 45 minutos. Quando o topo da massa estiver sequinho, faça o teste do palito/faca. 

Deixe esfriar e desenforme.

Agora é só felicidade. Corte em pedaços generosos e sirva com sorvete, chantilly ou frutas!

Brownie Clássico | Super cremoso

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais