NADA SAI DE GRAÇA | APROVEITAR DATAS COMEMORATIVAS | Podcast Negócio de Confeitaria #16
Em certas épocas do ano, a Confeitaria ganhar um destaque a mais. Os doces sempre são ótimas opções de presente, principalmente, nas datas comemorativas. É cultural, afinal! Não podemos passar uma Páscoa sem chocolate, não é?
Desse modo, as datas comemorativas trazem grandes oportunidades para aumentar o faturamento, explorar as tendências, conquistar novos clientes e ficar famosa na região.
Como se preparar a confeitaria para as datas comemorativas
Querendo aumentar os lucros, muitas confeiteiras preparam o máximo de produtos que conseguem com muitos sabores e embalagens diferentes, deixando de lado escolhas importantes.
Já ouvimos meninas que venderam centenas de Ovos de Páscoa, mas tiveram um lucro baixíssimo que mal pagava as contas. Isso é mais comum do que imagina. Sem um bom planejamento, viraram madrugadas produzindo sem ter retorno de todo esse trabalho.
No fim, quando fechamos as contas, percebemos que poderíamos ter vendido mais com menos dor de cabeça. Para que isso não aconteça, hoje vamos falar de como se preparar para as datas comemorativas.
Como vender todo o estoque sem dar descontos
A seguir vejas as melhores estratégias para se planejar e vender muito em qualquer data comemorativa, feriado ou evento.
Antes da mão na massa, planeje bem cada etapa
Se pegarmos os ingredientes sem pensar e misturarmos tudo de qualquer jeito. Quais as chances dessa receita dar certo? Em alguns momentos até podemos improvisar na cozinha, mas concorda que não é a ideia mais inteligente quando fazemos para vender?
Sempre precisamos de um direcionamento, uma sequência de passos a seguir. Nesse sentido, os negócios não são tão diferentes assim de uma cozinha. Se deseja lucrar muito na Páscoa ou em outra data, planeja-se bem.
Faça pesquisas de mercado, veja quais são as tendências desse ano, o que as pessoas estão buscando, como a concorrência costuma fazer. Também veja a sua capacidade de produção e o quanto pode investir nesse momento.
Metas SMART, use essa metodologia no seu negócio
As Metas SMART trazem critérios para você definir metas reais que conduzem o seu negócio a favor do crescimento da empresa. Segundo essa metodologia, uma boa meta gera valor e precisa ser:
- Específica (S): pensar em um número preciso, não usar o “mais ou menos”.
- Mensurável (M): seja possível calcular, medir em quantidade os resultados.
- Atingível (A): ser dentro da sua realidade, baseado na sua capacidade.
- Relevante (R): deve estimular um certo esforço seu e da sua equipe.
- Temporal (T): com uma data limite para atingir essa meta, também específica.
As metas precisam trabalhar a favor do negócio não ao contrário. Com a metodologia SMART a cobrança será menor e ainda assim, estimulante. Nas primeiras vezes pode parecer difícil, mas garantimos que ajuda muito no planejamento.
Produza com prazo de antecedência ideal
Quando tiver todas as informações, poderá começar a produzir. Em datas importantes com maior demanda, recomendamos que haja no mínimo 2 meses de antecedência. Isso entre planejamento e produção propriamente dita.
Após fazer um levantamento dos ingredientes que precisará, destrinchamos as receitas em etapas, estabelecendo uma ordem de prioridade com atenção às datas de validade. Assim, começamos pela etapa da receita que precisar ser feita primeiro e que pode ser armazenada por mais tempo, ou seja, com prazo de validade maior.
Ainda usando a Páscoa como exemplo, as confeiteiras começam a fazer as casquinhas de ovo de chocolate já em fevereiro porque duram meses sem estragar. Também preparam recheios a base de brigadeiro que podem ser congelados. Por último fazem os recheios com frutas, ovos e amido de milho.
Se quiser saber mais sobre como atrair mais clientes ou como usar as redes sociais para vender, ouça o Podcast Negócio de Confeitaria #16!
NADA SAI DE GRAÇA | APROVEITAR DATAS COMEMORATIVAS | Podcast Negócio de Confeitaria #16
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