Melhor feito que perfeito?

Será mesmo? Como contornar umas das ideias mais erradas que ouvimos por aí. Aqui na Escola de Confeitaria você encontra a motivação certa!

Melhor feito que perfeito

Sobre perfeição na cozinha

Você já ouviu a frase: 

“Não precisa estar perfeito, precisa ser feito?” ou “Feito é melhor que perfeito”?

Aqui, na nossa Escola de Confeitaria não é assim que funciona. De fato a perfeição é bem relativa, nem 1% dos confeiteiros chegam a ser os melhores, imagine perfeitos. Afinal há um longo caminho para atingir reconhecimento, mas ficar pensando “isso é o máximo que consigo fazer” é totalmente errado.

Sendo que com esse tipo de pensamento você está colocando um monte de barreiras na sua frente. Porque uma coisa é não ter dinheiro para investir, não ter o melhor espaço ou os utensílios profissionais. Outra bem diferente é achar que essas questões são requisitos básicos de bons cozinheiros. 

Começar de baixo

Então como toda carreira, começamos de baixo e vamos subindo. Ou seja, quanto mais se compara com os outros, mais barreiras coloca no seu próprio caminho. Lembre-se de uma coisa: nós começamos “de baixo” no início, não começamos “por baixo”.

Desse modo começar “por baixo” é achar que só pessoas iluminadas conseguem ter sucesso. Ou ainda, achar que esse sucesso é ganhar muito dinheiro convencendo os clientes de que nosso produto é o melhor.

Quando na verdade é o inverso, o sucesso vem do reconhecimento. Aliás, os nossos produtos devem ser tão bons, tão deliciosos e viciantes que os clientes mal se importarão com os preços.

Motivação para aprender

Entretanto, entendo que muitos colegas usem essas frases querendo incentivar os outros a tomarem uma atitude. Não ficarem pensando que precisam disso ou daquilo, ficar colocando empecilhos antes mesmo de começar. 

Sim, isso faz todo o sentido. Apenas não caiam na ilusão de achar que é melhor ir fazendo de qualquer maneira e ir pegando o jeito. Pois, os erros são frustrantes, nos deixam desanimadas e desistimos.

Nesse sentido, que o professor é mais importante. Já que nas aulas aprendemos técnicas que levam à perfeição e são feitas para dar um espaço seguro, onde você pode errar e não perder credibilidade. 

Visão Certa

Então se coloque no lugar do cliente sempre! Você gostaria de pagar por algo mais ou menos?

“Ah, se valer o custo x benefício ou se não pagar muito caro, tudo bem”. العب واربح المال الحقيقي

Você quer ser conhecida por fazer algo razoável? Ou deseja ser uma referência? Nem precisa responder, se chegou aqui é porque quer ser cada vez melhor.

A visão certa é essa mesmo, aprender e aprimorar!

Quando vendemos bolos ou docinhos, vendemos mais do que produtos, estamos oferecendo nossa marca, o nosso trabalho inteiro está ali em cada pedacinho. A marca é você, é a sua história.

Nós trabalhamos com alimentos, com a transformação de ingredientes. Porém, mais do que isso, trabalhamos com a satisfação das pessoas, com momentos bons, sonhos e vontades. 

Quem não tem uma ótima lembrança de aniversário, um dia dos namorados, uma Páscoa ou um Natal sem doces? A confeitaria faz parte de tudo isso e muito mais. Dizer que deve ser “feito” talvez seja muito simples.

Por isso, eu estou tomando a responsabilidade de criar uma rede de apoio com outras companheiras da confeitaria nas redes sociais e nos cursos. Vamos crescer juntas, aprender juntas e fazer disso algo memorável.

Afinal, a confeitaria é muito além de farinha e ovos.

IDEIA ERRADA | Melhor feito que perfeito? | Fuja disso!

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