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Logo de Confeitaria
A identidade visual da marca impacta diretamente nas vendas. A concorrência é grande e a logo pode estar afastando os clientes. Saiba como acertar na criação da logo!
Primeiro, pense em um aplicativo de delivery:
Agora imagine que entre tantos concorrentes do mesmo ramo e com avaliações tão parecidas, como o cliente vai escolher?
Sim! Os clientes irão avaliar a aparência do negócio. Sem sombra de dúvidas, o escolhido será aquele que parece ser mais profissional e ter produtos mais gostosos. Porém, conquistamos primeiro pela ideia, e só depois, pelos produtos.
Por isso, o visual da sua empresa é tão importante. Claramente, a logo é o primeiro contato dos possíveis clientes com a nossa marca.
Tipos de Logo
Logo, logomarca ou logotipo. Qual é o termo correto?
Embora a palavra logo possa ser usada como abreviação de logotipo ou logomarca, o mais comum é encontrar “logo” no sentido da marca como um todo.
Sendo assim, quando falamos em logo, na verdade nos referimos à imagem que representa a marca em todo tipo de comunicação, desde o uniforme e a fachada até embalagens e etiquetas.
Normalmente, a logo tem desenhos e letras, às vezes apenas um desses componentes. Além disso, também pode ter variações conforme o uso, mas nada muito diferente do original.
Desse modo, a logo é um símbolo pelo qual identificamos a origem do produto ou serviço com apenas um olhar.
Logomarca
Já a logomarca não pode ser vista como sinônimo de logotipo, pois se refere à parte imagética, ou seja, a logomarca seria o desenho, ícone ou símbolo que a empresa usa.
Portanto, a logomarca não costuma ter letras ou palavras, sendo apenas uma imagem. Muitas vezes, também não precisa de explicações. Afinal, o marketing bem feito entra tão profundamente no nosso dia a dia que o publico consegue identificar uma marca apenas por essa imagem..
Logotipo
Por outro lado, o logotipo é a parte escrita, uma representação feita através das letras estilizadas e jogo de palavras.
Desse modo, algumas marcas apenas usam o logotipo com o nome da empresa, sem outros elementos visuais como figuras simbólicas.
A CARA DO NEGÓCIO
A identidade visual da marca impacta diretamente nas vendas.
Estilos de Logo
Clichê x Original
Depois que descobrimos se queremos usar logotipo, logomarca ou ambos, pensamos sobre o design.
Quando falamos em design, muitos dizem que devemos ser originais. De fato, ser uma marca única irá destacar-se da concorrência, mas cuidado! Ser muito original pode confundir as pessoas.
Já viu alguma marca que você não fazia a menor ideia do que era ? E com um nome pior ainda, sem pé nem cabeça?
Pois é, isso é péssimo! Para que não aconteça, precisamos pensar bem sobre a logo.
Dessa maneira, seguir ideias muito exageradas ou fora do comum não ajudam. Nesse sentido, o ideal é o equilíbrio. Ou seja, busque uma composição original ligada à alma do seu negócio, o que faz você diferente de qualquer outro. Mas também com referências claras aos produtos que vende.
Qualidade de Imagem
Já vimos que a logo é a cara do negócio. Então, usar imagens de boa qualidade é um requisito básico. Além de melhorar a visualização, a imagem com boa qualidade agrega um certo valor à marca.
Como exemplo, você já viu alguma cafeteria elegante e pensou: deve ser um lugar caríssimo?
Pois é, nós julgamos o negócio pela aparência que começa na logomarca, principalmente, em negócios que vendem no online. Desse modo, com confeiteiros a imagem pode dar ideia de produção caseira, profissional, se trabalha só com bolos ou com doces em geral.
Em vista disso, é importante estar de acordo com o que você gostaria passar para o público, pensando também no que o cliente vai esperar do seu negócio. Ou seja, quais são as expectativas que iremos criar.
Contratar Profissional
Vale a pena contratar um profissional?
Hoje em dia é muito mais fácil criar imagens, não precisa ter um super computador e aplicativos profissionais. Felizmente, há ferramentas de fácil acesso que permitem a construção de uma logo bem bacana. Uma delas é o CANVA que contém várias sugestões legais e fáceis de usar.
Entretanto, com esses programas, surge um outro problema: originalidade.
Será que não estará fazendo o mesmo que todo mundo? Será que irá se destacar assim?
Mesmo que será difícil achar outra logo igualzinha, não queremos mais do mesmo, certo? Pelo contrário, queremos algo que seja só nosso . Sendo assim, recomendo sempre buscar um profissional.
Afinal, todo bom profissional tem anos de estudo, sendo capaz de produzir uma logo perfeita e única para você que chame atenção e com altíssima qualidade. Se tiver dinheiro para investir, invista. Além disso, os designers normalmente produzem a identidade visual completa, não apenas a logo.
Logo sem erro
A logo é a cara do negócio. Então usar imagens de boa qualidade é requisito básico. Além disso, a marca consegue dar um certo valor.
Você já viu alguma cafeteria elegante e pensou: deve ser um lugar caríssimo?
Nós já julgamos que tipo de negócio é pela aparência dele e isso começa pela logomarca. Com confeiteiros é possível ter ideia se tem produção caseira, se é mais profissional, se trabalha só com bolos ou com doces em geral.
O importante é estar de acordo com o que você gostaria, pensando também com o que o cliente vai esperar do seu negócio.
Logo para Confeitaria | Marca que vende
Você que está começando na confeitaria vai amar essas dicas. Eu que trabalho com milhares de alunas sei como uma boa identidade para o seu negócio faz suas vendas subirem.
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