Pasta Americana

pasta americana eloisa cola

MODELAGEM com massa elástica, pasta americana ou pasta de leite?

 Diferenças entre massa elástica, massa de goma, pastilhagem, pasta americana, pasta de leite em pó e chocopasta!

pasta americana eloisa cola

A modelagem é uma das técnicas mais importantes para quem quer trabalhar com bolos artísticos.  Desde já, precisamos entender que nem tudo é pasta americana! 

Afinal, existem muitos tipos de pastas e massas comestíveis que podemos usar, que não se diferem apenas no nome. Tanto as pastas prontas que compramos, quanto as massas caseiras têm a base de açúcar, gordura e espessante. 

Contudo, pequenas mudanças na receita fazem a maior diferença na aplicação. E hoje, vamos entender quais são essas diferenças e como usar cada uma!

Massa para Pastilhagem: modelagem rígida

Vamos começar pela massa de pastilhagem, feita a base de açúcar e gordura vegetal, como todas as massas de modelagem que veremos a seguir. Entretanto, o diferencial dessa massa é ficar bem rígida depois de seca, lembrando um trabalho em biscuit. 

Desse modo, usamos a pastilhagem em elementos que precisam de estrutura firme, como móveis, caixas, baús, árvores e construções em geral. Com essa massa, não precisamos nos preocupar porque os objetos ficam em pé sem deformar.

Massa Elástica: modelagem fina

Por outro lado, nem sempre queremos algo tão rígido, não é? Na verdade, muitas vezes queremos algo com movimento e leveza. Nesses casos, usamos a massa elástica!

A massa elástica é mais maleável por causa da concentração maior de gordura e espessante. Além de ser flexível, essa massa é resistente. Ideal para trabalhos largos, de espessura fina e delicados. Em outras palavras, pétalas, tecidos e babados ficam perfeitos. 

Entretanto, o sabor não é o seu ponto forte. Já que recebe mais aditivos químicos, a maioria das pessoas não gostam de consumir essa massa. Fique atenta!

Massa de Goma: modelagem de flores

Agora, talvez a massa de goma seja melhor se você quiser fazer flores ou laços. Assim como a massa elástica, a massa de gomo ou pasta de flores é mais maleável que a pastilhagem ou a pasta americana comum.

Basicamente, conseguimos essa massa com açúcar impalpável, água, C.M.C e gordura.  A consistência é macia, permitindo as formas mais criativas. Porém, a maior vantagem é a secagem. As flores moldadas com esse tipo de pasta secam rapidamente. Depois de secas, ficam bem firmes e duram muitos meses sem estragar.

Pasta Americana: cobertura e detalhes 

E na cobertura, Elô? 

Ah, nesse caso sim usamos a famosa pasta americana. O acabamento é fantástico, envolvendo todo o bolo com uma camada lisa, sem fissuras ou emendas. Para isso, precisamos de uma massa bem flexível, certo?

Mas fica horroroso quando racha depois de pronto! Veja o post em que falo sobre isso.

Além da cobertura, também podemos fazer modelagens menores. Só alguns detalhes porque a pasta americana não chega a secar como a pastilhagem, mantendo certa maciez. Hoje, a pasta americana é feita principalmente de gelatina, glucose e açúcar.

Pasta de Leite em pó

Por causa do sucesso da pasta americana, ao longo dos anos, novas variações surgiram. A intenção sempre é atender melhor às necessidades dos confeiteiros e ao gosto dos clientes. 

Nesse contexto, aparece a pasta de leite em pó. A diferença entre a pasta de leite e a pasta americana está na receita, pois o manuseio é muito semelhante. Fora o leite em pó, também colocamos creme de leite ou leite condensado, açúcar impalpável e espessante. 

Para essa pasta, o C.M.C é muito importante! 

Chocopasta

Nada mais é do que uma pasta americana com chocolate! A proporção é metade de cada ou 1:1, como também costumamos dizer. Por causa do chocolate, a pasta fica bem mais saborosa e não seca completamente, mantendo-se macia. 

Por esse motivo, a chocopasta faz uma cobertura deliciosa para as crianças. Podemos resolver a questão da umidade com a blindagem do bolo em ganache antes de aplicarmos a pasta.

MODELAGEM com massa elástica, pasta americana ou pasta de leite?

Pronta para arrasar na confeitaria? Veja mais artigos e vídeos nos nossos canais Eloisa Cola no Youtube e nas redes sociais! Aproveite para conhecer também os cursos da Escola de Confeitaria Eloisa Cola.

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais

Postagens relacionados