MODELAGEM com massa elástica, pasta americana ou pasta de leite?
Diferenças entre massa elástica, massa de goma, pastilhagem, pasta americana, pasta de leite em pó e chocopasta!
A modelagem é uma das técnicas mais importantes para quem quer trabalhar com bolos artísticos. Desde já, precisamos entender que nem tudo é pasta americana!
Afinal, existem muitos tipos de pastas e massas comestíveis que podemos usar, que não se diferem apenas no nome. Tanto as pastas prontas que compramos, quanto as massas caseiras têm a base de açúcar, gordura e espessante.
Contudo, pequenas mudanças na receita fazem a maior diferença na aplicação. E hoje, vamos entender quais são essas diferenças e como usar cada uma!
Massa para Pastilhagem: modelagem rígida
Vamos começar pela massa de pastilhagem, feita a base de açúcar e gordura vegetal, como todas as massas de modelagem que veremos a seguir. Entretanto, o diferencial dessa massa é ficar bem rígida depois de seca, lembrando um trabalho em biscuit.
Desse modo, usamos a pastilhagem em elementos que precisam de estrutura firme, como móveis, caixas, baús, árvores e construções em geral. Com essa massa, não precisamos nos preocupar porque os objetos ficam em pé sem deformar.
Massa Elástica: modelagem fina
Por outro lado, nem sempre queremos algo tão rígido, não é? Na verdade, muitas vezes queremos algo com movimento e leveza. Nesses casos, usamos a massa elástica!
A massa elástica é mais maleável por causa da concentração maior de gordura e espessante. Além de ser flexível, essa massa é resistente. Ideal para trabalhos largos, de espessura fina e delicados. Em outras palavras, pétalas, tecidos e babados ficam perfeitos.
Entretanto, o sabor não é o seu ponto forte. Já que recebe mais aditivos químicos, a maioria das pessoas não gostam de consumir essa massa. Fique atenta!
Massa de Goma: modelagem de flores
Agora, talvez a massa de goma seja melhor se você quiser fazer flores ou laços. Assim como a massa elástica, a massa de gomo ou pasta de flores é mais maleável que a pastilhagem ou a pasta americana comum.
Basicamente, conseguimos essa massa com açúcar impalpável, água, C.M.C e gordura. A consistência é macia, permitindo as formas mais criativas. Porém, a maior vantagem é a secagem. As flores moldadas com esse tipo de pasta secam rapidamente. Depois de secas, ficam bem firmes e duram muitos meses sem estragar.
Pasta Americana: cobertura e detalhes
E na cobertura, Elô?
Ah, nesse caso sim usamos a famosa pasta americana. O acabamento é fantástico, envolvendo todo o bolo com uma camada lisa, sem fissuras ou emendas. Para isso, precisamos de uma massa bem flexível, certo?
Mas fica horroroso quando racha depois de pronto! Veja o post em que falo sobre isso.
Além da cobertura, também podemos fazer modelagens menores. Só alguns detalhes porque a pasta americana não chega a secar como a pastilhagem, mantendo certa maciez. Hoje, a pasta americana é feita principalmente de gelatina, glucose e açúcar.
Pasta de Leite em pó
Por causa do sucesso da pasta americana, ao longo dos anos, novas variações surgiram. A intenção sempre é atender melhor às necessidades dos confeiteiros e ao gosto dos clientes.
Nesse contexto, aparece a pasta de leite em pó. A diferença entre a pasta de leite e a pasta americana está na receita, pois o manuseio é muito semelhante. Fora o leite em pó, também colocamos creme de leite ou leite condensado, açúcar impalpável e espessante.
Para essa pasta, o C.M.C é muito importante!
Chocopasta
Nada mais é do que uma pasta americana com chocolate! A proporção é metade de cada ou 1:1, como também costumamos dizer. Por causa do chocolate, a pasta fica bem mais saborosa e não seca completamente, mantendo-se macia.
Por esse motivo, a chocopasta faz uma cobertura deliciosa para as crianças. Podemos resolver a questão da umidade com a blindagem do bolo em ganache antes de aplicarmos a pasta.
MODELAGEM com massa elástica, pasta americana ou pasta de leite?
Pronta para arrasar na confeitaria? Veja mais artigos e vídeos nos nossos canais Eloisa Cola no Youtube e nas redes sociais! Aproveite para conhecer também os cursos da Escola de Confeitaria Eloisa Cola.
APROVEITE
Novas Aulas e novo material
Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.