Escrever no Bolo

Já pediram para escrever no bolo e você disse que não sabia fazer? Pois, deixe disso! Aprenda agora mesmo com as dicas!

Escrever no Bolo

Por mais que todos apreciem o sabor, palavras escritas nos bolos podem dar aquele toque especial e personalizado que os clientes tanto gostam.

Às vezes um nome, uma palavra de motivação ou uma brincadeira muitas vezes é o que mais emociona.

Apesar de exigir muita prática, existem algumas técnicas que auxiliam a ter uma escrita fluida e bem definida. Vamos ver?

Tipos de Cobertura

Para fazer letras e números, somente uma cobertura fluida e consistente irá fazer traços consistentes. Então não pode ser muito leve e aerada como o sensível chantilly. Mas também não pode ser muito pesada como o chocolate derretido puro.

Desse modo, temos algumas opções que atendem essas exigências:

1. Ganache:

Em primeiro lugar, não poderia deixar de comentar sobre o ganache. Posto que é a opção preferida entre os confeiteiros porque além de gostoso, o creme de leite dá ao chocolate derretido essa textura mais fluida que desejamos.

2. Cobertura sabor chocolate:

Mas nem sempre queremos gastar mais tempo preparando a cobertura. Sendo assim, muito preferem a cobertura pronta com sabor de chocolate que também é uma ótima aposta por ser prática e barata. Além de chegar na consistência ideal de trabalho de bico.

3. Buttercream:

Por fim, outra boa alternativa é o buttercream por ser firme e fácil de trabalhar. Afinal, a maior vantagem está em relação às cores já que podemos usar uma variação maior do que se fossemos colorir o chocolate.

Para escrever no bolo

Depois de preparar a cobertura, colocamos em uma caneta de confeiteiro de papel manteiga feita de papel manteiga que encaixa bem na mão. 

Ou mesmo, podemos usar o saco de confeiteiro com bicos finos. Sendo o Perlê Número 2 um dos mais usados.

Mas não limite sua imaginação! Bicos finos ou mais grossos, com as pontas redondas ou achatadas, fazem diversos estilos de caligrafia.

Entretanto, não recomendo usar aqueles saquinhos plásticos de lembrancinhas porque dependendo da qualidade do saquinho pode deixar os traços irregulares e rasgar enquanto você escreve.

Como escrever com técnica

Agora vamos praticar antes de escrever no bolo! Talvez ainda se lembre das aulas de caligrafia, pois então é parecido.

Antes que comece a decorar, faça traços retos e curvos em um prato, cake board ou tabuleiro limpo.

Ou seja, teste a consistência da cobertura que não deve fazer linhas falhadas, muito menos acumular em pelotas.

  1. Aproxime bem a ponta, quase tocando o bolo;
  2. Aperte; só uma pressão leve para formar uma gotinha;
  3. Levante um pouco, a cobertura no ponto certo formará uma linha entre o bolo e o saco de confeitar;
  4. Movimente a mão devagar, deixando essa linha de cobertura cair sobre o bolo;
  5. Pare de pressionar quando estiver satisfeita.

Para iniciantes:

Embora a vontade seja grande, faça no seu ritmo!

Assim, o ideal é que as iniciantes comecem fazendo várias linhas e curvas, testando os movimentos, a pressão que deve colocar no saquinho e a hora de parar. 

Depois se aventure em letras simples, use como guia um papel sulfite com as palavras impressas e por cima um papel manteiga, onde irá escrever.

Outras dicas

Ponta afastada do bolo: só quando começamos e quando queremos finalizar nós aproximamos a ponta, enquanto estamos escrevendo, a caneta ou saco fica alguns centímetros mais alta.

Não precisa de pressa: pode fazer com bastante calma, imagine que cada letra é feita por traços retos ou curvos e faça um traço de cada vez. A velocidade vem com o tempo.

Sem tremer: encontre uma posição confortável, segure o saquinho com a mão que você escreve. Com a outra mão, apoie um ou dois dedos no saquinho ou no seu pulso. Isso dará muita firmeza.

Caligrafia criativa: ninguém precisa criar do zero aquelas letras cursivas super trabalhadas, há milhares de opções de fontes prontas na internet para copiar ou se inspirar.

Truque que você precisa experimentar | Desmoldante Spray

Por fim, dê uma olhada nos cursos da Escola de Confeitaria e no nosso canal do YouTube!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais