Cuca Brasileira | Bolo
A cuca vai pegar! Receita de cuca sem sustos é aqui na Escola de Confeitaria. Aprenda como preparar esse bolo delicioso e veja várias curiosidades!
Não podemos falar de “Cuca” sem lembrar do nosso folclore ou do Sítio do Pica-pau Amarelo. Nas lendas, a Cuca seria uma senhora horrível que sequestra as crianças desobedientes, quase um bicho-papão de saia.
Já o bolo, conhecido como cuca, não tem relação com essas histórias Emboras ambas tenham vindo da Europa até nós, a cuca da confeitaria tem origem germânica e a “jacaroa” começou suas maldades entre Portugal e Espanha.
Cuca da Confeitaria
A cuca seria a versão brasileira do Streuselkuchen, bolo tradicional da antiga Silésia, região entre a Polônia, Tchéquia e a Alemanha. Antigamente, esse bolo era preparado somente em datas especiais, como a Páscoa e o Natal. Anos mais tarde, tornou-se algo do dia a dia.
Os imigrantes alemães que vieram ao sul do Brasil fizeram questão de passar as receitas para seus netos. Até hoje, as cucas são destaque nos festivais mais importantes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Receitas da Cuca
A receita original é uma massa doce, assada em tabuleiro com frutas da estação e açúcar. Como o brasileiro melhora todas as receitas, além da massa mais alta e fofinha, a nossa cuca tem frutas, geleias, chocolates ou doce de leite. Sempre coberta por uma “farofa” de açúcar maravilhosa.
Quem é joaninha aqui da Escola de Confeitaria já deve ter entendido porquê a cuca é tão popular, é só observar que todos os elementos para ser viciante de comer estão na cuca! (Quer ser uma joaninha e receber conteúdo exclusivo? Clique aqui)
Ingredientes da Massa
400 g de Farinha de Trigo
200 g de Açúcar Refinado
100 g de Manteiga
120 ml de leite
12 g de Fermento Químico
4 ovos médios
Ingredientes da Farofa Doce
200 g de Açúcar Refinado
60 g de Farinha de Trigo
50 g de Manteiga
2 g ou 1 colher de chá de Canela em pó
Modo de preparo
1
Para começar, preaqueça o forno e separe as gemas das claras. Bata ovos e açúcar até virar um creme volumoso e claro.
2
Agora, acrescente os demais ingredientes: a manteiga e o leite à mistura. Depois, adicione farinha gradualmente, incorporando-a com movimentos leves, sem bater a massa. Por fim, coloque o fermento em pó.
3
Em seguida, prepare a farofa doce: Misture com os dedos o açúcar, a manteiga e a farinha. Acrescente canela em pó se desejar.
4
Após preparar a farofa, despeje em um tabuleiro a massa, acrescente goiabada, chocolate, doce de leite ou frutas. Depois, polvilhe a farofa doce.
5
Leve a massa ao forno à 200ºC por 35 a 40 min ou até ficar dourado.
A receita de cuca é fácil de aprender, garantia de crianças felizes. Enquanto espera o bolo assar, aproveite e veja outras receitas aqui do canal! Além de doces, há muita explicação útil sobre marketing e empreendedorismo para confeitarias.
APROVEITE
Novas Aulas e novo material
Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.