Chantilly AMARGO nunca mais! | Segredos que não te contam!

Chega de jogar bolo fora! Saiba como ter cores maravilhosas sem amargar o chantilly.

chantilly cobertura eloisa cola

As coberturas de chantilly são mimos da confeitaria, mas exigem atenção especial. 

A cor desejada e o ponto correto são as duas maiores dúvidas de quem trabalha com o chantilly. Neste post iremos aprender como fazer um chantilly impecável em cor, sabor e textura.

Como fazer chantilly colorido?

Para colorir o chantilly use corantes alimentícios. A recomendação padrão é usar 1 grama de corante para cada 1kg de mistura, mas isso irá variar conforme o tipo de cobertura e o tom desejado.

Com o chantilly, prefira os corantes em gel ou em pasta, evite os corantes líquidos que podem desandar o chantilly deixando-o muito mole.

Por que o chantilly amarga?

Quem é confeiteiro sabe que se exagerar na quantidade do corante, o chantilly ficará amargo. Além de manchar a boca dos clientes, deixa aquele gosto ruim, intragável.

O corante alimentício pode ser produzido de diversas formas, com substâncias naturais das mais variadas fontes, mas principalmente, contém substâncias químicas para atingir o tom certo.

Quando queremos cores muito escuras e intensas, a tendência é colocar mais corante. E aí que está o erro. Essa concentração alta satura o chantilly, deixando um gosto forte e amargo.

Como evitar chantilly amargo

Como o maior problema está na quantidade de corante e isso ocorre mais com as cores intensas, recomendo fazer três coisas.

1 – Coloque corante aos poucos, não misture tudo de uma só vez.

2- Antes de por mais corante, deixe descansar por 20 minutos, pode escurecer até 2 tons.

3- Base já escura. Misture cores que combinam e irão se complementar para o tom intenso. 

Por exemplo, para um vermelho escuro e vibrante deixe o chantilly laranja antes. Com o verde e o azul, use corante marrom. Já para o preto use chocolate em pó ou corante marrom ou azul antes de aplicar o corante preto.

Cuidados extras

Tudo é uma questão de saber usar as cores certas e não abusar do corante. Porém, você pode se deparar com clientes que queiram os tons mais ousados por todo o bolo.

Converse com o cliente, deixe claro que essas cores devem ser usadas com moderação!

O risco de manchar e amargar com essas dicas é bem menor, pois estará colocando pouco dos tons que causam esse efeito desagradável, como o vermelho e o preto.

De qualquer forma, o ideal é não exagerar na hora de confeitar. Aplique essas cores em detalhes da decoração. Assim o bolo ficará lindo sem gosto enjoativo.

Siga as nossas redes sociais e o nosso canal no youtube para não perder nenhuma dica!

Chantilly AMARGO nunca mais! | Segredos que não te contam!

Entre lá no Instagram e veja o que as alunas estão fazendo, como já conquistaram muita coisa boa. 

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais