Bolo grudado

Dificuldade de desenformar bolo? Não importa quanto cuidado tenha no preparo, se não untar a forma corretamente o bolo irá ficar grudado.

Desenformar Bolo

Experiência de vida

Desde que nos conhecemos por gente sabemos que para untar a fôrma de bolo é só passar óleo vegetal ou a clássica misturinha de margarina e farinha. Afinal, nossas avós sempre fizeram assim, mas não se engane: por trás de toda tradição na cozinha há técnicas por trás

Sabe aquele história de comida de vó ser a melhor do mundo?

Mesmo nunca tendo pisado em um curso de gastronomia, comida de mãe e de avó ninguém supera. Por que isso acontece? Porque elas têm experiência, medem com o olho e parecem ter um reloginho na cabeça que marca o tempo exato da receita. Sabem até quando a receita não dará certo só pelo cheiro, não é?

A explicação é bem simples: aprenderam com o tempo, anos e anos cozinhando. Além de centenas de tentativas frustradas. Com certeza, antes de serem as chefs da família, já queimaram muito bolo. 

Dificuldade em desenformar

Assim como queimar bolo faz parte do processo, grudar a massa na fôrma também. Pode não parecer, mas a química dos bolos é muito detalhada, pois várias coisas podem acontecer.

Então não fique desanimada caso o bolo não saia como esperava, use a experiência para aprender.

Mas tudo pode ser mais fácil quando já conhecemos alguns truque, certo?

Por isso, hoje eu trouxe algumas dicas que aprendi para o bolo não ficar grudado na fôrma. Vamos lá?

Bolo grudado mesmo untando a forma?

O que mais acontece é falta de cuidado com a forma e atenção no momento de untar. Embora os métodos antigos não falhem, algumas vezes untamos e o bolo gruda, sabe por quê?  

Cuidar dar forma

A princípio falarei das assadeiras mais comuns  que são as de alumínio. Em outro texto explicarei os cuidados com as formas de silicone.

Então, as formas precisam estar sempre bem limpas com detergentes neutros e buchinhas, esponjas e panos macios. Ou seja, evite colocá-las na lava-louças, muito menos raspar com materiais ásperos. Assim como evite riscar as assadeiras com talheres, prefira usar utensílios de silicone ou bambu, por exemplo.

Pois se passarmos materiais abrangentes iremos corroer a forma. Não só atrapalhando o desempenho e encurtando a vida útil, como também sendo prejudicial à saúde porque a camada antiaderente que sai de algumas formas pode contaminar os alimentos. 

Atenção

Além do cuidado com os utensílios, tenha atenção redobrada quando for untar.

Tanto com óleo, quanto manteiga e farinha, duas coisas devem ser levadas em conta: a quantidade que colocamos e como espalhamos na forma.

Em primeiro lugar, quando untamos precisamos apenas de uma camada fina de gordura que fique entre o bolo e a assadeira. Já que essa gordura irá derreter, distribuir o calor e impedir que a massa se fixe na forma. 

Visto que se não tomarmos cuidado com essa camada fina e uniforme, partes do bolo irão se aquecer mais do que outras, podendo queimar e grudar.

Untando bem toda a fôrma

Sendo assim, não deixe nenhum espaço sem untar porque depois vai se transformar em uma buraco na sua massa.

Óleo vegetal:

Com óleo, usamos uma quantidade mínima apenas para engordurar a assadeira. Então use um papel toalha para espalhar o óleo. Assim não ficará nenhum excesso. Mas também tenha cuidado com massas mais líquidas porque o óleo pode se incorporar na massa.

Manteiga/margarina e farinha:

A margarina ou a manteiga também tem truques. Da mesma forma, a camada de manteiga deve ser bem fininha e por igual. Espalhe com um pincel de silicone, papel toalha ou com os dedos. Às vezes só a gordura é suficiente, mas se preferir usar farinha ou cacau em pó lembre-se de peneirar bem para que não fique nenhuma acúmulo ou resto no bolo pronto.

Papel manteiga:

Já com o papel manteiga funciona perfeitamente em formas lisas e é ideal para assar massas leves, mais líquidas. Alguns chefs recomendam não untar as laterais porque a massa ganha volume quando se unem às paredes da assadeira. Como se a massa escalasse a forma. Veja o que indica a receita. De toda forma o papel manteiga é prático de usar e não prende na assadeira. 

Desmoldante spray:

Por fim, o desmoldante spray é gordura 100% vegetal que facilita bastante quando temos altas demandas. Em segundos unta toda a assadeira. Sendo indispensável com aqueles tipos de formas desenhadas, cheias de detalhes. 

Por outro lado, muitos não são adeptos do desmoldante por se preocuparem com componentes nocivos e como é descartado. Apesar das boas marcas alegarem segurança ao consumo, procure saber a procedência do produto e onde descartar. Afinal as latas podem ser sim recicladas.

Bolo Grudado? | Unte com perfeição

Óleo vegetal, manteiga, margarina, farinha, papel alumínio, papel manteiga, desmoldante. Como fazer a escolha certa para bolo não grudar na forma e veja alguns truques para untar com perfeição.

Veja qual curso da Escola de Confeitaria mais combina com você! Também veja o que nossas alunas estão comentando no Instagram!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais