Degustação: a divulgação mais deliciosa
Não apenas antes das festas, a degustação pode ser uma ótima técnica de vendas se você seguir essas dicas!
Sobre a degustação
A degustação tem a importante missão de fazer as pessoas conhecerem ainda mais o seu trabalho. Tem o poder de fechar contratos e vendas, além de ser uma forma fácil de ter feedback, ou seja, saber se as suas receitas estão agradando os clientes ou se pode melhorar.
Portanto, a seleção de sabores nem é a melhor parte! Com a degustação você mostra como é a sua postura profissional, como você valoriza seus clientes e como a produção dos seus doces é especial.
Em festas de casamento já virou tradição ter o dia para a degustação dos docinhos e a escolha do bolo. Mas também, podemos fazer eventos que divulguem nossa marca pela degustação e algumas amostras grátis, um mimo para quem gostamos.
Independente da forma e do objetivo, aqui você vai encontrar valiosas dicas. Aproveite ao máximo o poder da degustação.
Degustação para casamentos
Esse é o tipo de degustação mais conhecido. Para o possível cliente, a degustação dos docinhos serve para escolher os sabores. Já para você, confeiteira, o objetivo é vender a sua marca.
Por isso, não recomendo aquele tipo de degustação em que você prepara uma caixinha com os doces e apenas entrega para a pessoa. A conversa, o olho no olho, faz muita diferença.
Pessoalmente, você tira qualquer dúvida, valoriza o seu trabalho, indica outras opções caso percebeu que a pessoa não gostou muito do que provou, e acima de tudo, convence de que você é a escolha certa. Coisas que perdemos quando não fazemos o encontro.
O atendimento deve ser impecável. Tanto no seu ateliê, quanto na casa dos clientes, faça desse dia uma experiência incrível. Seja educada e simpática como uma verdadeira amiga do casal. A degustação em si é um dia muito especial ao casal e à família, não deixe de aproveitar esse momento.
Separe um ou dois doces de cada sabor que você acredita serem os melhores. A quantidade deve ser pequena, apenas o bastante para que todos provem, assim não terá desperdício.
Cobrar ou não cobrar, eis a questão
A degustação requer toda uma preparação, leva ingredientes, tempo e esforço. Se dedicamos 1 hora atendendo bem o cliente, levamos mais 5 apenas preparando esse momento.
Assim fica difícil pensar em não cobrar. Nada sai de graça, mas há ideias para todos saírem satisfeitos!
A primeira ideia é cobrar, mas descontar no valor final. A intenção da degustação não é ter lucro, então cobre um valor aproximado ao que custou para preparar os docinhos. Deixe claro que esse valor será descontado caso confirme o pedido, feche contrato.
Outra ideia é oferecer degustação “gratuita”. Na verdade, você não cobrará das pessoas, mas usará parte do dinheiro que você separa para a divulgação da empresa. Ou seja, a degustação como ação de marketing.
Não pode fazer evento?
O evento de degustação é perfeito para atrair muitas pessoas, curiosos e possíveis clientes Com eventos pequenos a divulgação já vale a pena, com chances boas de fechar contratos.
Infelizmente, com a atual pandemia, fazer eventos não é recomendado. Mas é possível convidar as pessoas a conhecerem seu trabalho de outras formas. Promoções, sorteios e lives nas redes sociais são boas ideias.
Um cliente encomendou bolo, mas cancelou o pedido depois de pronto? Faça um sorteio! Você preparou docinhos a mais? Faça caixinhas e distribua pela vizinhança, no trabalho e onde mais quiser. Aproveite para dizer como está trabalhando na quarentena com máxima segurança e responsabilidade.
Ficou com vontade de testar essas dicas? Todas funcionam muito bem, não tenha medo de tentar!
Cobrar ou não cobrar, eis a degustação | Use a degustação a seu favor
Então chegou a hora de você aprender definitivamente como fazer a divulgação mais deliciosa e lucrativa!
Além de ver o vídeo, entre lá no Instagram para ver como as minhas alunas já mudaram de vida com a Confeitaria.
APROVEITE
Novas Aulas e novo material
Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.