Tipos de Massa

Quais são os tipos de massa de bolo? Conheça as massas mais usadas e descubra como fazer a combinação certa de massa, recheio e cobertura!

Tipos de Massa de Bolo

Já pegou uma encomenda ou viu um bolo maravilhoso, mas não fazia ideia de como preparar?  Pois é, a massa é o começo de tudo!

Cada tipo de massa tem características especiais para cada tipo de bolo. Aprender como escolher e combinar é o básico da confeitaria.

Massa Pão de ló

Dentre os tipos de massa,  a de pão de ló é queridinha, fácil de fazer. Além de ser neutra, tem uma textura super macia e leve. Isso porque a receita leva apenas 3 ingredientes: ovos, farinha e açúcar. 

Desse modo, a massa já fica perfeita com  extrato de baunilha ou raspas de limão, mas pode ficar extraordinária com recheios de doce de leite, creme de frutas ou mousses. 

Por ser muito leve, o  pão de ló não segura coberturas pesadas. Então, prefira cobrir a massa com caldas ou açúcar. Fora isso, os recheios grudentos, mais difíceis de espalhar, podem esfarelar seu bolo. Ou seja, todo cuidado é pouco!

Massa Génoise

Você já ouviu falar da massa génoise? A massa génoise é uma variação italiana bem parecida com a massa de pão de ló. Sendo assim, tem os mesmos três ingredientes base (ovo, farinha e açúcar) e conserva a leveza com neutralidade.

Porém, há um grande diferencial: a manteiga derretida na receita. A manteiga garante mais sabor, elasticidade e estrutura para a massa do bolo. Por isso, nós podemos usar e abusar dos recheios mais encorpados com essa massa.

Dessa forma,  a massa génoise é muito usada para fazer rocamboles e naked cakes.

TRANSFORMAÇÃO DA FARINHA

Domine esses quatro tipos de massa e tenha muito sucesso na confeitaria!

Massa Amanteigada

Em seguida, vamos falar da massa amanteigada. O nome já diz tudo: a base desse tipo de massa é manteiga. Não substitua por margarina! Além de fazer mal à saúde, a margarina prejudica a estrutura e o sabor da massa. As massas amanteigadas são deliciosas, bem mais estruturadas e úmidas.

Por isso, é a massa ideal para esculpir e receber coberturas pesadasTambém pode receber recheios mais densos sem comprometer a estrutura do bolo. As frutas secas e as castanhas não afundam na massa.

Massa Chiffon

Por último, mas não menos importante! A massa chiffon é norte-americana, mais úmida e aguenta muito bem a refrigeração sem endurecer. No lugar da manteiga, o óleo vegetal é a gordura responsável pela estrutura mais firme. A massa chiffon é ótima para coberturas pesadas, pasta americana e ganache.

Definitivamente, a massa chiffon será a melhor opção se você deseja manter o bolo gelado por mais tempo, por causa da cobertura ou da decoração. Muitos confeiteiros também usam a massa chiffon para fazer bolos caseiros deliciosos!

Qual massa devo usar?

Enfim, esses quatro tipos de massas bem feitas já garantem muito sucesso! Afinal, somente a venda de bolos simples e viciantes consegue mudar a sua vida com uma renda que nunca imaginou antes.

Quer mais uma dica? Compartilhe nas redes sociais! Assim, você salvará o post ou o vídeo para consultar mais quando precisar.

Também não se esqueça de se inscrever lá no nosso canal do YouTube e conheça os cursos da Escola de Confeitaria Eloisa Cola.

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais