Atendimento ao Cliente

Receitas que se vendem sozinhas? Mito ou verdade? Entenda como o atendimento ao cliente pode modificar as suas vendas!

Atendimento ao Cliente

Não consegue fechar venda ou os clientes não voltam?

Então, entenda a importância do bom atendimento e como melhorar a comunicação com os seus clientes pode implicar diretamente no seu bolso!  

Além dos Produtos

Sem dúvidas o produto deve ser o melhor possível. Todos os doces que você faz devem sim ser viciantes, até os bolos mais simples precisam encantar os clientes. Porém, receitas perfeitas sozinhas não garantem sucesso. 

Com certeza, você já foi mal atendido, passou nervoso e saiu falando horrores do estabelecimento. 

Já pensou “Essa empresa não quer vender” ou “Esse funcionário não tem medo de perder o emprego”? Infelizmente, experiências assim não são incomuns.

Assim, fica óbvio que o atendimento ao cliente é uma parte significativa da experiência das pessoas com a marca, indo muito além do produto em si.

Em outras palavras: você joga dinheiro fora sempre que perde a oportunidade de fidelizar o cliente.

Mais que doce, seja inesquecível!

Afinal, nunca vendemos apenas doces. Pois trabalhamos com pessoas que vivem de sonhos, expectativas, aflições e problemas

Então, não importa quem apareça, dar um bom atendimento é o básico com educação, simpatia e respeito. 

O primeiro passo é exatamente entender os seus clientes, se perguntar o porquê está buscando um doce ou bolo. Até porque quem compra quer satisfazer um desejo, presentear alguém especial ou fazer um momento ainda mais memorável.

Já pensou que cada bolo conta uma história? 

Ah, imagina tudo que os nossos bolos já viram. Imagine quantas vezes algo que produzimos como se fosse “só mais um doce”, na verdade fez a maior diferença no dia de alguém.

Atendimento ao Cliente com Bolo

Cliente chato?

Ainda assim, há muita confeiteira por aí que vive reclamando dos clientes. Até parece que não gostam de atender. Pois todo cliente é chato, exigente porque quis mudar o sabor, mandou mensagem fora de hora, pediu descontos, pediu em cima da hora e por aí vai. 

Mas porque tantos defeitos?

Veja bem, ninguém pergunta à toa. Então, se o cliente está perguntando é porque você não deixou muito claro, isso indica onde você precisa melhorar. 

Na maioria das vezes o problema é só falta de comunicação, uma explicação que podia ser melhor ou um cardápio sem erros ou mais detalhes sobre as formas de pagamento e entrega.

Cliente sempre tem razão

O cliente sempre tem razão, mas nem tudo é culpa sua. Às vezes aquela pessoa não está bem, acordou disposta a arrumar briga. 

Assim como outras situações acontecem fora do seu controle, como seu fornecedor atrasar, ficar sem energia, o entregador que demorou com o pedido por causa da chuva. 

Mas você concorda que em todo caso, conversar com sinceridade resolve? Ou seja, pedir desculpas pelos inconvenientes e oferecer formas de recompensa são ótimas atitudes. 

E os clientes realmente chatos?

Por mais que sejam sem educação, grosseiros e enjoados sempre têm seus motivos para ser assim. Contudo não podemos mudar, talvez apenas melhorar um pouco o dia desse cliente com nosso bom serviço.

Experiência que fica!

Portanto, o atendimento não está só na conversa, mas sim em toda a experiência. Desde o primeiro contato do cliente com a sua marca, até o pós-venda. Por isso, nós da confeitaria trabalhamos sob muita expectativa sobre:

  • Como produzimos: com higiene, ingredientes de qualidade, armazenamento correto;
  • Produto: delicioso, bem decorado, preço bom, surpreendente;
  • Formas de contato: só em certos horários, apenas mensagem ou ligação; 
  • Formas de pagamento: parcelado, à vista, no cartão ou em dinheiro;
  • Entrega: embalagens adequadas, a pronta entrega, por encomenda.

EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

A primeira impressão é a que fica, enquanto as experiências ruins marcam.

Fidelizar já na 1ª compra

Quer se destacar da concorrência? Então não perca tempo tentando ser mais chamativo que os outros, se preocupe mais com a forma como trabalha. Isto é, o anúncio é uma forma de atrair o olhar, o resto é com você: atenda com eficiência, gentileza e qualidade.

Aliás, fazer alguém comprar é mais fácil do que mantê-lo como cliente. Em resumo, o verdadeiro diferencial está na forma como você se preocupa e demonstra isso.

Sempre entregue mais do que o esperado!

Com esses mimos e detalhes, nós fidelizamos o cliente! Mensagens gentis, cartões bonitos, embalagens decoradas, brindes, docinhos grátis. Enfim, qualquer coisa que mostre para o cliente como é especial e saiu no lucro comprando de você, que faça ele pensar:

“Nossa! Eu paguei barato por tanta coisa boa!” 

Pós-venda

Com certeza você também se preocupa com essas questões quando compra algo. Todos querem ter a melhor experiência. Sendo assim, tenha o maior cuidado com cada cliente porque são eles que sustentam o seu negócio, e são eles que farão você crescer.

No pós-venda tenha ainda mais atenção! Ou seja, mantenha contato com o cliente, sem ser chato só com mensagens de anúncio. 

Mesmo que nem responda, pergunte se está tudo bem, se teve algum problema com seu produto, se tem alguma sugestão ou se gostaria de alguma coisa a mais. 

Até porque o interesse nisso é todo seu, não faça por obrigação. Então demonstre preocupação genuína, pois é fácil saber quando alguém está sendo falso.

Confeitaria não presta?! | Como ser inesquecível, fidelizar CLIENTES e evitar avaliações ruins

Enfim, os são ótimos para aprender cursos da Escola de Confeitaria, mas também visite o nosso canal do YouTube e veja todas as novidades!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais