Arabesco de Chocolate | FÁCIL | Decorações Bolos e Tortas

Grades, tubinhos, ondas e raspas de chocolate. Você sabe como são feitas essas decorações? Veja nessa aula grátis cheia de dicas!

Arabesco de Chocolate

A confeitaria é criativa em todos os sentidos, se tratando de decoração então, nem se fala. Aprender novas formas de finalizar bolos, tortas e doces não é questão apenas de se destacar da concorrência. A apresentação conta muitos pontos positivos na experiência que o cliente tem ao comer. 

O chocolate é um dos preferidos tanto no sabor quanto nas finalizações, como cobertura, toppers e outros detalhes. Por isso, hoje trouxe técnicas simples de como fazer arabescos de chocolate. Apesar de serem fáceis, têm lá os seus truques! Vamos conferir?

Grades

As grades de chocolate parecem complicadas, mas na verdade são bem fáceis de fazer. Basicamente, as grades mais comuns na decoração de bolos são duas: uma que cobre toda a lateral do bolo e outra que são quadradinhos usados nas laterais ou como toppers.

A técnica é praticamente a mesma:

Derreta o chocolate, tempere caso use chocolate nobre, mas para trabalhos assim recomendo usar o chocolate fracionado tipo cobertura. Além de serem mais estáveis, não precisam da têmpera. Coloque o chocolate em um saco ou caneta de confeiteiro.

Separe um pedaço de papel manteiga. Se quiser fazer uma grade comprida para a lateral, corte um pedaço que envolva todo o bolo. Mas se quiser apenas fazer grades pequenas, um pedaço menor já serve.

No papel, faça riscos na diagonal todos na mesma direção. Só depois de cobrir o papel, volte do mesmo jeito, mas fazendo os riscos na direção oposta. Ou se preferir, faça duas ou três linhas retas na horizontal e depois cubra com ondinhas. 

Para a lateral, espere o chocolate assentar. Quando começar a ficar fosco, pegue o papel e aplique no bolo. Assim que o chocolate secar, retire o papel e estará pronto. Já para as grades pequenas, deixe-as na bancada. Apenas retire do papel quando o chocolate secar.

Rolinhos

Os rolinhos e tubinhos também são sucesso nas confeitarias e padarias. Do mesmo jeito que fizemos as grades, podemos fazer os rolinhos. Depois de aplicar o chocolate no papel, enrole e prenda com fita. Quando secar, manterá o formato.

Mas também, podemos fazer de um outro jeito. 

Despeje o chocolate na bancada limpa, do centro para fora na sua direção, formando uma linha. Use uma espátula lisa para nivelar a espessura e formar algo mais parecido com um retângulo. 

Depois, passe uma espátula serrilhada tipo pente. Os dentes da espátula vão retirar parte do chocolate, enquanto o resto ficará na bancada. Retire as bordas desiguais, deixando apenas as linhas de chocolate. Despeje e alise chocolate de outra cor em cima da primeira camada, preenchendo os vãos em um efeito listrado.

Agora, deixe o chocolate secar. Em seguida, use uma espátula lisa para fazer os tubinhos. Coloque a espátula na parte de cima do retângulo, um pouco afastado da borda mais ao meio do chocolate. O ângulo é de mais ou menos 45ºC. Raspe para cima, como se quisesse tirar o chocolate, apenas isso já fará o tubinho.

Ondas

As ondas são ainda mais fáceis! Pegue uma tira de papel manteiga ou de acetato no tamanho que preferir. O acetato, diferente do papel manteiga, mantém o chocolate brilhante. Espalhe o chocolate nessa tira, alisando com a espátula. Assim que começar a encurecer e ficar fosco, podemos mudar a forma sem o risco de escorrer.

Pegue a tira, coloque-a de lado e faça ondulações. Use tigelas e copos como apoio. Também pode usar um tapete de silicone dobrado, rolo de cozinha ou de papel para manter o chocolate em uma forma arredondada. 

Juntar ponta com ponta sem dobrar o papel, fazendo apenas uma onda. Ou um loop, prendendo uma das pontas na bancada e girando o restante. Todas são ideias incríveis, mas não são as únicas!

Raspas

As raspas são clássicas, nunca saem de moda. Há vários jeitos de fazer raspinhas, mas a princípio precisamos de uma barra de chocolate. O que podemos usar: espátulas próprias, b facas, cortadores, descascadores, aros de confeiteiro e fatiador de queijo. 

Veja o que for mais fácil para você, mas lembre-se: utensílios de confeitaria são só para confeitaria. Nada de misturar as coisas, hein!

O truque para raspas perfeitas nem está na ferramenta em si, mas sim na barra que não pode estar muito dura. Não há necessidade de aquecer no microondas, só queremos que fique mais macia, não derretida. Coloque sua barra em um ambiente mais quente perto de uma fonte de calor, como o forno. Isso facilita o nosso trabalho e faz raspas maiores. 

Já deve ter entendido que as decorações em chocolate são lindas, deliciosas e duram muito bem. Aproveite as ideias acima para treinar e inventar novas finalizações para seus bolos, cupcakes, tortas, doces e afins.

Quer ver outras aulas sobre chocolate? 

Veja outros posts aqui no blog e visite nossa área de cursos. Tenho certeza que encontrará muita coisa boa por lá.

Até mais!

Arabesco de Chocolate | FÁCIL | Decorações Bolos e Tortas

Encontre mais técnicas e dicas sobre negócios de confeitaria aqui no blog!

APROVEITE

Novas Aulas e novo material

Aproveite as condições especiais para pagamento e comece a treinar ainda hoje.

Saiba Mais